Diamante de Sangue

Posted in Cinema by Colaborador on 11/06/2007

Assisti ao filme Diamante de Sangue desprendido de todos os pré-conceitos em relação ao ator Leonardo DiCaprio, do qual não gosto muito e do diretor Edward Zwick que constantemente é criticado por excesso de sentimentalismo.

O fato é que o filme mereceu sim as 5 indicações ao Oscar que recebeu, principalmente pelas belíssimas atuações de DiCaprio e Djimon Hounsou.

Tem mais! Clique aqui »

Para início de conversa, para ser bom, o filme precisa ter uma boa história, algo que consiga prender o espectador do início ao final do filme. E isso pode ser bem difícil quando se tem como plano de fundo um história baseada na realidade dura e crua de um dos continentes mais pobres do planeta, à África.

O diretor conseguiu ao longo dos seus 138 minutos produzir uma aventura com pinceladas de drama e com um forte apelo social. Zwick mostrou a África sob outra ótica, nada de leões, zebras e girafas, mas o fator humano. A Guerra Fria, a corrupção e o tráfico ilegal de pedras preciosas e armas.

Mais que um trailer de entretenimento temos um bom instrumento de crítica social, que embora tenha ocorrido na década de 90, alerta para problemas ainda atuais como tráfico de armas , pedras preciosas e trabalho forçado.

Embora Zwick tenha fama de fazer cenas muito sentimentalistas, desta vez ele ousou e utilizou cenas de impacto como a das crianças se drogando, bebendo e empunhando armas de alto calibre, motivadas pelo som do Rap.

Outro ponto positivo foram as discussões, as fortes expressões faciais que demonstraram bem a situação limite em que se encontravam os africanos naquele momento Tudo muito bem representado pela atuação da dupla DiCaprio e Hounsou.

O filme não deixa ninguém indiferente e com certeza após terminar de assisti-lo as conversas se pautam em torno das duras condições de vida (sub-vida) do povo de Serra Leoa.

Em grande parte do filme as cenas impressionam pela realidade e pela dramaticidade, com raras exceções como na chegada dos helicópteros metralhando as minas e matando todo mundo. Todo esse excesso, rajadas de metralhadora, nos faz numa fração de segundos lembrar do Rambo ou Exterminador do Futuro.

Quanto as atuações, penso que o diretor foi muito feliz na escolha dos atores e principalmente no perfil dos personagens. Ambos carregados de tensão a flor da pele, realmente envolvidos na trama. Os atores literalmente incorporaram os personagens.

Embora a fotografia não tenha sido indicada ao Oscar, o filme conta com uma fotografia bem elaborada e com uma ampla variação tanto na iluminação, como nas movimentações, que vão do ápice de uma perseguição até um simples olho no olho dos atores.

Quanto ao estilo Zwick de dirigir percebemos uma de suas características básicas, a miscigenação de raças e um final onde há sempre uma inversão de valores e o bandido ou inimigo acaba tendo consciência e participando de forma positiva na grande virada do filme.

Como no filme O Último Samurai, onde Tom Cruise era o vilão para os Japoneses, foi bem recebido, ganhou a confiança de todos e por fim, lutou lado a lado para ajudar os novos amigos orientais. Danny Archer (DiCaprio) também mudou todo o panorama da historia indo de um mau caráter contrabandista, para o “mocinho” que une a família Vandy e por fim torna-se um herói, garantindo-lhes um futuro melhor.

Hounson mais uma vez teve uma participação marcante, assim com em Gladiador, teve facilidade em interpretar cenas dramáticas e tensas. Em Diamante de Sangue conseguiu passar para o espectador toda a “realidade” da situação em Serra Leoa naquele momento histórico.

Já Leonardo DiCaprio posso dizer que me surpreendeu, não acreditava que tivesse potencial para interpretar tão bem um papel destes de ação e aventura, diferente dos filmes que o consagraram no cinema. Acredito que com este trabalho DiCaprio desmistificou de uma vez por todas a sua imagem de franzino, medíocre e inexpressivo para filmes deste gênero.

Em resumo, vale a pena assistir pela produção, atuação e principalmente pela denúncia e crítica social a países desenvolvidos, que embora ajudem os continentes subdesenvolvidos, priorizam sempre o retorno econômico que isso possa trazer.


Diamante de Sangue (Blood Diamond, 2006)
Roteiro: Charles Levitt
Direção: Edward Zwick
Duração: 138 minutos
Gênero: Aventura

 

Eduardo Gomes
Que não vê mais DiCaprio só como o “herói” de Titanic

About these ads

9 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Sal said, on 11/06/2007 at 2:24 pm

    muita gente tem preconceito com o dicaprio, inclusive eu, mas ele já mostrou que é um bom ator em atuações bacanas em outros filmes tb!!!!

  2. William said, on 11/06/2007 at 4:57 pm

    O pessoal tem preconceito com o Di Caprio porque o cara é bonito.
    Ele atuou muito bem em Romeu e Julieta, em O Aviador, em A Praia, e até no desconhecido Eclipse de uma Paixão.

    Isso é beeeem normal, afinal as pessoas acham que é dificil admitir que um cara possa ser lindo e ao mesmo tempo bom ator.

    Tenho dito!

    :]

    ps. Graaaaaaaaande Eduardo! Escrevendo pro blog, que beleza! ^^

  3. Sal said, on 11/06/2007 at 5:00 pm

    aquele que o dicaprio faz um irmão deficiente mental do deep… acho que é gilbert grape, tb é animal. o moleque mandou bem!

  4. andre sousa said, on 28/02/2008 at 7:20 pm

    ADOREI O FILME DIAMANTE DE SANGUE A HISTORIA , O ROTEIRO, OS EFEITOS ESPECIAIS, E PRINCIPALMENTE A ATUAÇÃO DO DI CAPRIO EXCELENTE ATUAÇÃO QUE DEFINITIVAMANTE O CONSAGROU NO CINEMA MUNDIAL PARABENS DIAMANTE DE SANGUE E UMA VAIA A ACADEMIA POR NÃO TER DADO NENHUM OSCAR AO FILME.

  5. Sarah* said, on 02/04/2008 at 7:12 pm

    estou procurando saber mais sobre o filme, mas só queria dizer q achu o Dicaprio um ótimo ator!! =)

  6. Thamara said, on 23/06/2008 at 1:37 pm

    O filme é otimo, e qnto as atuações eu adorei, o dicaprio nos surpeendeu e tbm perdeu aquela imagem do mocinho bonitinho do titanic.

  7. thays dos santos gomes said, on 06/08/2009 at 6:48 pm

    EUJ ASSITIR E FODDAAAAAAAAAAAA

  8. sandra farias said, on 06/10/2009 at 2:33 pm

    eu assisti e amei de paixao os atores soube intepretar muito bem cada papel,o meu professor de geografia assistiu tb e mando um beijo para o elenco todo.um abraço forte belo trabalho!…….

  9. Advaldo said, on 27/03/2011 at 9:05 am

    Eu achei o filme diamante de sangue nota 10 alem de seus personagens


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 121 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: