Espetáculo: A Caravana da Ilusão

Posted in Vídeo by Colaborador on 10/11/2009

flyer_net_caravana_3

O espetáculo teatral A caravana da ilusão, produzido e encenado pelo Grupo CasaDaVó, que estreia dia 24 de outubro, marca o lançamento de jovens atores no circuito comercial paulista. De autoria do dramaturgo Alcione Araújo, criador de sucessos como Vagas para moças de fino trato, Doce deleite, entre outros, a peça, dirigida por Rafael Truffaut, coloca em cena os dilemas e as incertezas dos adolescentes diante das responsabilidades da vida adulta.

O tema não é novo, mas é recorrente. A experiência vivida pelos cinco atores de A caravana da ilusão ilustra as angústias que permeiam as escolhas, sobretudo na passagem para a vida adulta. Quando ainda cursavam a Oficina de Atores Nilton Travesso, Alexis Müller, Amanda Nicolosi, Ismael Sebben, Mel Kinker e Neto Villar vivenciaram a dificuldade de escolher a profissionalização no teatro. “A peça é quase uma autorreflexão do grupo”, diz Mel, atriz e uma das produtoras.

Na atual montagem – A caravana da ilusão já foi encenada em 1993 –, uma trupe composta de quatro jovens artistas se depara com a necessidade da primeira grande decisão, após a morte do líder. Na volta do funeral, eles se veem diante de uma dúvida: continuar as tradições da caravana ou se mudar para a cidade, momento do espetáculo que marca as discussões de temas como destino, sorte, acaso e tantas outras inquietações que surgem na vida de cada indivíduo.

A imagem dos Beatles e a influência que eles exerceram em várias gerações serviram de inspiração para o grupo. A banda está presente, entre outros aspectos, na sensação de uma certa nostalgia, da lembrança de um tempo em que a cultura pop tinha um ar de inocência juvenil. Além disso, da mesma forma que a banda inglesa era composta de um quarteto e teve um elemento desagregador durante sua história, isso também ocorre com a Caravana.

Assim, foram traçados paralelos entre a história dos Beatles e a da trupe. Cada personagem ganhou seu correspondente na banda inglesa e os atores aprofundaram o trabalho dentro da personalidade e da trajetória de cada um dos garotos de Liverpool, trazendo para a montagem traços físicos e comportamentais relacionados à concepção que o CasaDaVó quis dar ao texto.

Os figurinos da peça são um mix entre uma concepção retrô e um estilo ultramoderno, mesclando quatro fontes de inspiração diferentes: influências da moda dos anos 1960, os Beatles, a descrição dos figurinos no texto original e as harajuku girls de Tóquio, no Japão.

Além dos jovens, o espetáculo pretende dialogar também com as gerações mais velhas. Tomados pela dúvida do momento de decisão e pela angústia que o permeia, os personagens discutem temas que vão atrair tanto aqueles que, como a trupe, estão passando pela mesma situação, como os adultos, que serão levados a refletir sobre suas opções.

Informações:

A caravana da ilusão

Estreia: 24 de outubro de 2009

Período: de 24 de outubro a 6 de dezembro de 2009

Sábados às 21h e domingos às 19h

Local: Teatro da Memória Instituto Capobianco

Rua Álvaro de Carvalho, 97 – Metrô Anhangabaú

Telefone: 3237-1187

Duração: 50 minutos

Preço: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)

Classificação: 12 anos

Ficha técnica:

A caravana da ilusão

Autor: Alcione Araújo

Direção: Rafael Truffaut

Produção: Alexis Müller e Mel Kinker

Elenco: Grupo CasaDaVó – Alexis Müller, Amanda Nicolosi, Ismael Sebben, Mel Kinker e Neto Villar

Alexis Müller

About these ads

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Joel Minusculi, Pega no meu Blog. Pega no meu Blog said: [Blog] Espetáculo: A Caravana da Ilusão: Durante a montagem do espetáculo, estudamos a obra e a cultura .. http://migre.me/aWza […]

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Joel Minusculi, Larissa Tietjen. Larissa Tietjen said: Espetáculo: A Caravana da Ilusão. Em Sumpaulo, de 24/nov a 6/dez http://is.gd/4REYQ […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 122 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: