Para ficar até 2010 pensando

Posted in Opinião by Colaborador on 14/06/2007

Minha “pegação” tem a ver com política, mas como se fosse um papo de “buteco” – porque eu li em algum lugar aqui que poderia ser sobre qualquer coisa e também porque hoje é a ressaca após o primeiro jogo da Libertadores (Grêmio x Boca Juniors) e eu sou gaúcha e gremista. Estou programando meu cérebro pra pensar em coisas “sérias” enquanto os fatos de meros entretenimentos, como este, conspiram ao meu “desfavor”.

Preciso dizer, antes de iniciar, que passei minutos pensando:
– No meio de tudo isso, quem é que vai ler sobre política? E se eu tentasse outro assunto?

Para informá-los que manter a idéia inicial não tem absolutamente nada a ver com teimosia, menos ainda com algo subjetivo e sobrenatural, do tipo “intuição”: disseram-me em certa oportunidade, que é estatisticamente comprovado – só não pergunte como isso foi analisado – que o plano inicial tem maior probabilidade de prosperar do que uma segunda idéia. Movida pelo prazer de tentar, mas principalmente porque quero opiniões sobre minha teoria maluca, além de motivar as pessoas pensarem sobre a situação do país, é claro.

Quando falo sobre esse assunto costumo dizer: “Minha mãe votou no Lula”, além de ter votado no Collor, mas esse não conta, pois é pacífico o entendimento de que além de lindo, ele era carismático e o charme em pessoa. Como gostamos de justificativas para situações falhas, acreditamos que foram as mulheres que elegeram-no e só, mas isso não importa, não agora. Preciso dizer que eu também votei no Lula (acabei de revelar um grande segredo).

Na verdade sou de esquerda, mais especificamente desde os 3 anos de idade quando ouvi pela primeira vez a famosa canção: “Lula-la, uma estrela bilha lá!” – por favor, mais fácil e viciante que as músicas do Balão Mágico!

E na realidade eu identificava-me muito com o PT antes da primeira eleição de nosso presidente, a semelhança é simples: falamos, reclamamos, criticamos, temos solução para tudo, faríamos melhor se estivéssemos “lá”, mas atitude prática que é bom, nada.

É muito difícil ser revolucionário hoje em dia. O que eu deveria fazer? Filiar-me ao Psol? Se bem que, “se eleita fosse”, nem me admiraria que a Maria Helena tentasse coligar-se com o Democratas (ex-PFL). Nada mais me surpreende, porque como diz a clássica frase de Weber, “só dando o poder ao homem, para saber, realmente, quem ele é”, o que melhor ilustraria isso se não as tratativas entre PT, PMDB e, como se não pudesse ser mais paradoxo, o PSDB.

Existem projetos para que a extinção do Instituto da Reeleição, assim como a extensão do mandato presidencial para 5 anos, e há uma enorme possibilidade de que esses projetos efetivem-se; desde que não se apliquem ao Lula, como todos tem dito por ai.

Como meus “direitos” democráticos, obrigam-me a votar em 2010 – principalmente porque justifiquei 2 eleições consecutivas – estou, desde já pensando, sobre quem eu desejo que represente-me, por eliminação obviamente: quem me decepcionaria e envergonharia menos. Aconselho que façam o mesmo.

 

Ani Cristina Barichello
Que não sabe em quem votar

6 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Amanda said, on 14/06/2007 at 8:20 pm

    Até que enfim um post de política…

    Acho que a questão não envergonhar Ani, se fosse assim os nossos querido quase vizinhos estadounidenses não elegeriam o Bush duas vezes, acredito eu.
    Acho que não devemos pensar assim, devemos votar em quem acreditamos que vá fazer o melhor, ou o menos pior, pelo país. E não em vergonha e decepção. Nenhum político, nunca, vai agradar a todos ou cumprir todas as suas promessas, somos todos bem crescedinhos para saber que papai noel não existe. Temos que votar naqueles que acreditamos que irão fazer o melhor possível. Eu digo, se me pedirem pra escolher, quero votar no Lula de novo!

    Beijoss

  2. Ani said, on 14/06/2007 at 8:30 pm

    Vou explicar a questão da “vergonha” exemplificando com um fato real: o Clodovil – não como ser humano pois não o conheço, mas como detentor de uma tarefa tão importante quando elaborar leis – foi eleito deputado com o 3° maior percentual de votos, não sei de quem, e já envolveu-se em diversos escândalos, em menos de um anos, e ainda há 3 pela frente; eu envergonharia-me se tivesse votado nele, assim como me envergonharia se qualquer pessoa que fosse eleita com a minha participação se envolvessem em qualquer tipo de situação relacionada à corrupção, porque eleição envolve conhecimento, e eu não gostaria de ser enganada, de maneira alguma.

  3. Ani said, on 14/06/2007 at 8:32 pm

    Era CONVENCIMENTO e não “conhecimento” no comentário a cima, retificando.

  4. duda said, on 14/06/2007 at 8:38 pm

    eu acho que os gremistas são muito chatos
    e eu acho que vão perder
    beijos e abraços
    hahaha
    e policia fome economia inxentes não importam
    o que importa é FUTEBOLL. bem vinda ao brasil! XD

  5. vini said, on 15/06/2007 at 3:15 am

    Excelente post! =)

    Realmente…o futebol é mais importante..ao menos nele não tem corrupção(..que inocência…)

    E gremistas nem são chatos nada!!
    Eu sou gremista então…não são chatos..!

  6. Viper said, on 15/06/2007 at 11:12 am

    VAMU VAMU VAMU BOCA VAMU \o/
    auehiaehuiehei obviamente…sou colorado…

    bom em relação ao post…. eu não votei no lula… naum sou de eskerda… alias… naum sou politico at all… não gosto de política…dexo isso pra quem gosta… ateh pq, nas eleiçoes eu viajo pq os hoteis são mais baratos e sempre tem vaga o/

    agora…atualmente…naum tenho oq reclamar do governo… o brasil ta crescendo… e segundo os jornais em um ritmo relativamente bom…o PIB no 2 semestre tem grande possibilidade de crescer a ponto de chegar nos trilhoes de dólares…
    eu to empregado numa empresa muito boa… ganhando relativamente bem prum estagiario…
    vo reclama do q?
    se continua assim como ta, crescendo rapido… e caindo o desemprego, melhorando a qualidade de vida do pessoal… q seja lula la nos proximos 50 anos… xD~~

    eh issae… abraços pros cara e bjos pras mulheres ;]


Deixe um comentário

