Live Earth!?

Posted in Artigo, Música, Opinião by Sal on 06/07/2007

Alguém aí lembra do Live Aid, realizado em 1985 por Bob Geldoff e que tinha por objetivo ajudar as vítimas de fome na África? Pois então, amanhã acontece o Live Earth, organizado de acordo com os modelos do mega evento da década de 1980 e que tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre as mudanças climáticas e encorajá-las a viver de maneira mais sustentável.

O evento será realizado nesse sábado cabalístico, 07/07/07 e acontece na cidade de Sidney, Austrália, culminando em Nova York. Todos os olhos da imprensa e da população mundial (bem, quase todos né?, digamos que a maioria, pronto!) estará voltada para esses dois shows. Se para alguns isso já é o bastante (conscientizar pessoas), para outras tantas não é suficiente. Para essas, se os artistas não começarem a praticar o que pregam em seus discursos, todo essa badalação irá se perder no vento.

O colunista de entretenimento do The Village Voice, Michael Musto, disse “Algumas pessoas acham que, desde que estejam pregando a mensagem certa, não importa se elas mesmas aderem a ela ou não”. E ele tem razão. Em sua Confession Tour, por exemplo, Madonna emitiu nada mais nada menos que 400 toneladas de carbono na atmosfera (nos vôos feitos em sua turnê Confessions, de 2006. Isso dá mais de 40 vezes as emissões anuais de um britânico de classe média). É triste.

Claro que esses eventos são válidos galera. Afinal ajuda a difundir uma mensagem bacana e tal. Mas será que esses mega-eventos realmente têm chance de ajudar nesse problema gravíssimo que estamos enfrentando? O próprio Musto, em uma entrevista concedida a Reuters lembrou: “Já vimos antes concertos cheios de astros acabarem em nada”.

No Rio, vai rolar show gratuito sábado na praia de Copacabana. Lenny Kravitz, Macy Gray, Jorge Ben e outros estarão no palco armado. No começo desta semana, o Ministério Público do Estado tentou cancelar o evento com uma liminar devido à falta de segurança, mas os organizadores conseguiram o aval da polícia, confirmando o evento. São esperadas entre 700 mil e 1 milhão de pessoas, de acordo com a agência Reuters.

Os shows do Live Earth ocorrem em Nova York, Hamburgo, Joahnnesburgo, Tóquio, Sidney, Xangai, Rio de Janeiro e Londres e contará om as presenças de artistas consagrados como, Bon Jovi, Shakira, UB-40, Linkin Park, Jack Johnson, Sarah Brightman, O Rappa, Blacked Eye Peas, Madonna, The Police e outros.

[+] Live Earth

[+] U2 no Live Aid – 1985


Ariston Sal Junior
Que assistiu ao Live Aid pela TV e lamenta que a fome no mundo ainda continue

 

***

Informação de última hora: (06/07/07) Promotora recorre para manter liminar que proíbe Live Earth no Rio – O Ministério Público entra com recurso hoje para pedir a manutenção da liminar que proíbe a realização do concerto Live Earth neste sábado (7), às 16, no Rio. A liminar foi derrubada na tarde de ontem. (mais…)

Anúncios
Tagged with: , , ,

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Raquel said, on 06/07/2007 at 9:13 pm

    Assim caminha a humanidade, já dizia alguém…

    Falar é muito fácil, principalmente quando o assunto está em voga. No passado não tão distante assim, pessoas que chamavam a atenção para o meio ambiente eram tidas como ecochatas. E hoje?!

    Hoje “todos” abrem a pouco e falam, com propriedade, sobre aquecimento global, mudanças climáticas, desmatamentos… Tá! E daí?! O que elas realmente têm feito para fazer a diferença?!

    “Pensar globalmente, agir localmente”!

    Raquel
    Uma ambientalista que não é radical! Mas é firme e se esforça para fazer a diferença, plantar e germinar a sementinha do meio ambiente.

    Meio ambiente não é só natureza. É todo o espaço no qual o homem está inserido e sempre fez parte.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: