Tamanho 42 não é gorda!

Posted in Comportamento, Opinião by . on 12/07/2007

Roubei descaradamente este título do livro da escritora Meg Cabot porque sempre que o vejo lembro de certos preconceitos.

O mesmo drama se repete todas às vezes em que tento comprar uma calça jeans. Quem é que nunca recebeu um olhar espantado ao pedir uma numeração 42, 44, 46, 48…? Passa de 5 anos o tempo em que uso mais ou menos essa numeração. Não lembro de ter usado outros tamanhos porque o corpo mudou rapidamente entre a infância e a adolescência. Logo, sempre achei normal vestir uma calça 42.

O problema é a moda que surge (ou volta) de repente e não se ajusta com tanta facilidade ao nosso corpo. Calças Skinny em um País de coxas, bundas e quadris todos bem avantajados, não são nada proporcionais. Tanto que li certa vez em uma reportagem de um jornal local que uma brasileira não deve usar este modelo a não ser que tenha o corpo da Kate Moss.

Obedeceríamos a essa regra se a maioria das lojas não vendesse essas calças estupidamente pequenas. Geralmente eu desconfio da opção e admito: “isso não vai servir em mim”, mas há insistência. Não culpo as vendedoras. Já passei pela experiência de usar todas as arte e manhas do convencimento para agradar um cliente.

Mas elas sempre garantem que a calça serviu quando saio do provador. Claro que serviu, com pedaços de corpo para fora que não couberam dentro da Skinny. Sem falar na pressão que o tecido faz contra o osso da pelve (a popular bacia). Não que eu entenda de anatomia. Entendo de conforto.

Às vezes é preciso deitar, puxar, quebrar algumas unhas e fazer toda a forma que conseguir para a calça entrar. “Mas depois ela laceia”, as vendedoras prometem. Mas enquanto isso não acontece, vou ter que trancar a respiração para sair de casa? E outra: não poderei sentar?

Não acredito quando as mães dizem que na época delas as mulheres não tinham aquela “gordurinha” na cintura, na parte de traz. Existia sim, mas a calça escondia. Hoje, como está tudo à mostra, é mais fácil ver os “excessos”, que não são tão graves assim, mas que não precisariam ficar aparecendo graças à falta de pano nas calças jeans.

Que está todo mundo usando a gente já sabe. Mas porque precisamos comprar justamente este modelo? E garanto: faltam opções. Esses dias voltei da loja com um jeans 42, o número de sempre. Não é exatamente uma Skinny, mas digamos que foi adaptada, porque não é larga nas pernas. Confesso que achei apertada, mas eu sei que não engordei e essa marca sempre me serviu muito bem. E não é por orgulho que não compro um número maior: é porque fica grande demais.

Agora é só esperar a calça se ajustar ao meu corpo para eu não precisa ficar arrumando-a toda vez que for sentar. Ou então esperar que celebridades descubram que wide leg pants também podem ser legais. Não que eu entenda de moda. Entendo de conforto.

 

 

Marina Fiamoncini
Que já teve momentos típicos de Bridget Jones

Anúncios

36 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Raquel said, on 12/07/2007 at 3:24 pm

    Oi Marina! Adorei a sua publicação!!!!! 😀

    Antigamente eu usava manequim 38, no máximo 40, hoje 40 quase já não serve… Constatei que estão modificando as dimensões das peças… Será que temos que seguir o padrão anoréxica de ser para comprarmos roupas?!!! :X

    E as calças cintura baixa?! Quase fazem aparecer os pêlos pubianos… Imagina eu com bundão e uma calça dessas?! Fico enorme de gorda, pois tenho barriguinha. Às vezes não tem jeito, ou compro ou fico sem calça… :S

    Não somos Twiggies! Somos brasileiras! Temos recheio e dos bons!!! 😀

    Abaixo a ditadura da magreza esquelética. Liberdade de escolha de roupas! Ahahahah!

  2. Gabriela Beckert said, on 12/07/2007 at 3:41 pm

    hahahahaha, mas para as mamães devemos dizer que a calça alta é sucesso no exterior, só aqui no Brasil que ninguém quer largar a calça ultra-baixa. Credo, pra achar uma calça alta é um mundo.

    *além de que cada marca tem um “tamanho” de 42, falta o padrão por aqui, e o bom senso.

    *acho lindo as calças skinny, mas ainda não estou em condições. haha

  3. Sal said, on 12/07/2007 at 4:16 pm

    meninas, fiquem tranquilas os homens não gostam de mulheres magras, secas. mulher tem que ter “sustança”, carne… e definitivamente tamanho 42 não é gorda, é gostosa!!!!

  4. ni said, on 12/07/2007 at 4:25 pm

    Marinam to ctg e não abro.

    hahah eu sofro muito pra comprar calças, geralmente é pra ser a 38, mais nunca serve certo, no meu caso ainda ficam compridééérrimas, tem que mandar cortar, uma verdadeira lástima.

    E e essa nova moda, puff é de doer, pq eu tenho coxão uma calça assim fica feia demais e quam falou que se acha de outros modelos pra comprar? Nunca tem.

    Aliás essa de moda me atormenta a cada vez que entro numa loja, não gosto de nada e a vendedora diz ” ta na moda fofa”.

    1 – que eu sou fofa eu ja sei, afinal tenho espelho em casa
    2 – quem é que falou que somos obrigados a usar tudo que esta na moda.

    É sofrido né.

  5. Marina said, on 12/07/2007 at 5:28 pm

    acho que uma das minhas pernas entra tranquilamente em uma calça assim…
    hahaha

  6. Amanda said, on 12/07/2007 at 5:34 pm

    A D O R E I!!!! realmente, 42 não é gorda, nao mesmo!!!
    ahuahauhauahua

    é verdade: Toda marca tem um “tamanho” diferente de 42… os moldes sao todos diferentes… eu uso 42, as vezes ate o 40 cabe… esses dias fui em uma loja e falei pra vendedora q eu usava 42 e ela me disse, na cara dura, é mas o nosso 42 é menor do que o normal…NINGUEM MERECE!!! fui em outra loja e adivinha: o 42 serviu com folga! ai ai ai!!!

    ** Salll….. obrigadaaa!!! ehehehehehe

    ** parece combinação…. vi no jornal uma reportagem sobre as tendencias da moda e tal… uma estilista disse que a moda agora na europa é a cintura, mas que aqui no brasil nao vai pegar…. pq nos temos bunda, coxa, pernas e tal e nao fica bem, alem do mais… esse tipo de calça só fica bem para mulheres altas, pq mulher baixinha q usa cintura alta fica parecendo curta de tronco…. é horrivel….

    olha Marina…. veio a calhar esse teu artigo!!!
    muuuuito bom mesmo! parabens!!1

    beijosss

  7. Luciana said, on 12/07/2007 at 6:07 pm

    o meu único susto com calças foi qdo fui obrigada a levar uma 44!!! (tb uso 42)
    o legal é q essa calça é do mesmo tamanho de uma 42 q tenho aqui… vai entender…

  8. Marina said, on 12/07/2007 at 6:11 pm

    eu juro que tenho uma 36!
    aham!
    mas eu não sei que diabos de numeração é essa porque é do tamanho de uma 40, por aí…
    deve ser pra alegrar as moças…
    ioajioajiojioaa

  9. jessi said, on 12/07/2007 at 6:12 pm

    Mari, amei seu texto. você sabe que eu também sofro HORRORES por causa dessas calças. pena que eu não uso 42 ( é meu sonho). então veja: enquanto você sonha em ser 40 eu sonho em ser 42 , e o mundo sempre será assim. A moda é tão divertida que deveria ser p/ todas e não privilegio de algumas. Depois de 19 anos sofrendo eu finalmente descobri que VESTIDOS são os melhores amigos das gordinhas
    um beijao

  10. Marina said, on 12/07/2007 at 9:12 pm

    então fazemos fazer uma greve de jeans…
    não?

  11. vanessa said, on 13/07/2007 at 1:20 am

    adoreei teu blog!
    calça negra li eh bem melhor né?!
    haeuea =*

  12. helena said, on 13/07/2007 at 5:13 am

    aii podem falar oq quiser
    as eu me negoooo a comprar uma calça 42!!!
    sim! nao tenho bunda nem perna suficientes para preencher uma 42! logo, eh pura gordura mesmo!!!
    deito na cama, dou pulinho, faço o diabo, mas me nao visto uma calça 42!
    uso 38.. e qndo me convencem que o modelo é menor, levo uma 40 com aquele sorriso falso.. mas ate ai td bem
    pelas que eu conheço aqui, o numero 42 eh pra suportar os corpos fartosss… mas euuuuuuu levar uma 42 por gordura??
    jamaiiis!!!

  13. Ana Laux said, on 13/07/2007 at 4:23 pm

    É isso aí, Marina! Estamos sempre nos perguntando porque a indústria da moda insiste em incentivar modelos esqueléticas, mas acho que a mídia também tem grande papel nessa sedimentação de tendências. Pra estampar capa de revista basta alguma figura pública estar fora de forma (ou o que chamam de “quilinhos a mais”). Acho importante reforçar mais o valor do que a forma. Adorei o texto!

  14. scOOby said, on 25/07/2007 at 7:32 am

    “Ditadura da moda” hahahaaha gostei! hahahaha

    Bom…. acho que tudo de importante já foi citado, né?! hahaha

    Mas só pra ‘assinar embaixo’ do que o sal, disse…

    …mulher brasileira seca e anoréxica? pultz… O BOM DA MULHER BRASILEIRA SÃO SUAS CURVAS E SUA GEOGRAFIA COM ALTOS E BAIXOS! Viva as mulheres gostosas e suas ‘gordurinhas’ (não achei uma palavra melhor pra isso hahaha).

    Deixando claro que não tenho nada contra tambem, as magrinhas. Afinal, todas possuem seu charme! 😉

    \o/ Viva a “beleza democratica”!!! hahahahahaahahaha

    Mais uma vez, parabens aos criadores do blog. Não estou sempre aqui, mas quando posso eu dou aquela bisbilhotada! =)

  15. Mi said, on 18/08/2007 at 3:04 am

    Nada a verrrrrrrrr… pra que carne???.. vai pro açougue, certo?

    Adoro ser magra… ñ tem coisa melhor.. né? fala serio

  16. Fernanda said, on 09/01/2008 at 2:25 pm

    Mi ser magra é um privilágio mas ser educada é privilégio maior ainda… emagrecer é possivel vestir 42 é sonho de muitas mulheres… agora de que adianta ser magra, bonita e não saber lidar com pessoas, ser eduacado é privilégio sim certamente vc não teve esse, então tenta ser um pouco mais educada… pelo jeito sua educação foi fracaçada então procure amar ser amada pra ver se vc consegue ser mais gentil… eu visto 42 me considero a melhor das mulheres…

    quanto ao texto exibido muito interessante e desculpa se fui muito grossa ou até mesmo exagerada a questão é que odeio e ignoro pessoas medilcres…
    Bjs e mais bjs
    sucesso a nós tamanho 42…

  17. Marina said, on 21/02/2008 at 12:49 pm

    Como eu sempre digo, as verdadeiras (e belas) mulheres, são aquelas que sabem ser mulheres.
    Não importa a roupa ou as medidas, o importante é levantar a cabeça e se sentir a mais gostosa do mundo.

    E essa discussão ainda vai longe…

  18. Deeny said, on 22/02/2008 at 5:21 pm

    Quisera eu ser tamanho 42 =/
    Mas concordo com a Jessi! Vestido eh tudo de bom
    hsuahuhsuhaushh
    Marina axei sei blog por acaso! e AMEI 😄
    Vou mandar minha mãe aqui pra ver se ela para de encher meu saco….Ela eh uma dessas ditadoras que axa q maior que 38 eh um absurdo! Se recusa a comprar roupa pra mim e vive dizendo que na minha idade usava 34. Fazer oq , ne…mãe temos que aturar..
    bjo pra todas!

  19. Marina said, on 25/02/2008 at 7:52 pm

    nossa, tamanho 38 é ótimo!
    se ela usava 34 na sua idade ela devia ser bem frustrada por não ter curvas.
    hahaha

  20. Marina said, on 25/02/2008 at 7:54 pm

    ah, outra coisa que acho medonha é pele aparecendo entre a calça e a blusa.
    mas sobre isso falaremos em outro post.

  21. Helena said, on 17/03/2008 at 5:01 pm

    nao que isso interesse a voces.. mas ontem eu comprei uma calça 42 e lembrei na hora quando eu escrevi aqui que eu me negavaaa a usar uma. 😦

  22. Marina said, on 17/03/2008 at 5:10 pm

    Os únicos números que deveriam importar na nossa vida são os da conta bancária. hahahaha

    Ei Helena, você sempre será magra.

    Vai que agora tem mais bunda e pernas, como falou no outro comentário? Isso não é nem um pouco ruim.

    Aliás, conheço mulheres que passam horas na academia para conseguir isso (eu! iojaijaioa)

  23. Helena said, on 18/03/2008 at 6:45 pm

    vou me iludir com esse mais bunda e pernas ta?
    🙂
    ahhahahahahhaha

  24. cleo said, on 07/05/2008 at 1:16 am

    eu uso 42 e adorei o q vc escreveu principalmente da falta de opções de modelos nas lojas!!!!

  25. Leka said, on 26/06/2008 at 9:57 pm

    Gente,preciso de ajuda!!!!
    Meu nº tbm é 42.
    Mas sofro mtooo quando vou comprar uma calça pq qnd o botao fecha, a parte da bunda fica sobrando!
    Adimito!Sou desbundada e tenho bainhas laterais..=D
    Soube q os chineses inventaram uma calça pra quem tem pouco bumbum..mas nao sei o nome da calça,ja procurei pela net..nem achei =/
    Afinal,que tipo de calça devo usar?
    Valew pela atenção =))

  26. daiane pereira said, on 02/10/2008 at 3:18 pm

    Oi gosteei da matéria eu visto 42 as vezes 44 e já cheguei a comprar
    uma calça 46 pq tem certas lojas que certas calças o 46 fica de 44
    mais realmente hj em dia e super dificil comprar uma roupa com esse numero não sou de seguir padrões pors dos meus 14 até os 15 comecei com dietas emagreci e depois ganhei tudo de novo desdo 16 anos que estou com o msm peso mais cada vez mais fica dificil encontar roupas desses números !

  27. Moa said, on 03/10/2008 at 2:27 pm

    aDOREI O SEU TEXTO PARECE ATÉ Q SOU EU MESMA Q ESTOU ESCREVENDO PQ ME SINTO IGUALADA A VC!

    UM ABRAÇÃO

  28. Pryscilla said, on 13/06/2009 at 12:23 pm

    Eu sou abençoada, desde os 14 anos uso 42 e nunca oscilei peso significativamente, 56kg em 1,65 alt. tenho cintura fina sem gordurinhas nos culotes, mas bumbum avantajado, sou maior sucesso c/ os homens não há um dia em que não me chamam de gostosa,
    só sinto muito pelas magrelas pq homem não gosta de osso

  29. Raquel Sofia said, on 23/08/2009 at 12:31 pm

    adorei a publicação. eu visto calças entre o 40 e os 44, e tenho 14 anos. Sei muito bem como é ir ás comprar tentar comprar umas calças e não servir. Já me vi até na situação da empregada, de uns 18 anos rir de mim. =/
    Eu gosto de skinny jeans, mas nao para mim, uso jeans apertadas, mas nao muuuito apertadas.
    Parabéns pela a publicação 🙂

  30. Gui said, on 08/12/2009 at 11:05 am

    Ler isso ate faz com que eu me sinta melhor! AUHSAUSHUAHSAUHS’
    Adorei o seu blog Mariana *O*
    Parabééns 😀
    E concordo, 42 não é gorda u.ú

  31. Paula said, on 11/04/2010 at 11:30 pm

    noossa, adorei esse blog, nunca me senti tao bem por ler e ver que tem pessoas que passam as mesmas coisas que eu, eu uso 44, 42 as vezes, vocês acham que uma calça skinny ia ficar feia em mim ? :/

  32. manuelle said, on 30/09/2010 at 6:12 pm

    eu calço 42 tenho MUITA bunda e MUITA perna,tenho cintura fininha e sem bainha e gordura,corpo silhueta,tenho 15 anos.tenho muita bunda

  33. Clara said, on 06/11/2010 at 11:01 am

    Eu sempre usei 38 no maximo 40,mais nesses dias me deparei com as calças nao cabendo na minha bunda ,arroxadaaa.Estou preucupada perdi todas minhas calças,nao sou gorda,nem barriga tenho direito.Vou comprar calças 42 agora….que eu tenha uma Boa Sorte em encontrar o tamanho ideal.Beijosss

  34. aline said, on 22/12/2011 at 1:31 am

    adorei as mulheres que usam 42 geralmemte sao humilhadas

  35. Tamires said, on 14/08/2012 at 11:36 am

    42 não é gorda gente! Uso 42 fazem 2 anos. Mas confesso que me encomodo em usar este número, pois sempre usei 38,40! Gostaria sim, de emagrecer uns quilinhos para voltar a caber perfeitamente no 38, 40. Referente o fato dos tamanhos serem diferentes em relaçao as marcas, eu concordo! Pois visto 42, mas tem calças 40 que cabem perfeitamente!
    Apesar de tudo, não descordo de todas que estão aqui apoiando o uso do 42,44,46 … pois cada um deve ser feliz do jeito que é!

    E Mi, pra que osso? Vai ao cemitério! (Já que é para ser deselegante neh!!!!) 😉

  36. Viviani said, on 13/09/2012 at 12:54 pm

    tb sofro do mesmo problema, para mim, às vezes a 42 fica boa, às vezes fica grande (depende do modelo) , mas a 40 fica pequena, ai eu fico sem opção, pois a maioria dos modelos, fica apertado no quadril e largo na cintura. eu fico pensando, em que tipo de corpo ridículo ( sem bunda e barriguda) que eles baseiam para fazer essas calças. Fora o tamanho do cós, que nos deixa barriguda e mostrando a calcinha. Isso só fica bonito para adolescentes, e mulheres de mais de 25 anos tb precisam se vestir, ou não?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: