A época de ouro da música popular

Posted in Artigo, Música by Colaborador on 16/07/2007

 

Além de significar toda música criada pelo povo brasileiro a expressão música popular brasileira designa a produção sonora realizada no País desde 1870. Se para os europeus a música popular é a extensão da música anônima de cunho folclórico, para os povos da América é um fenômeno novo, nascido das industrias editorial e do disco às quais se somou, depois a força do rádio e da tv.

Até se firmar a MPB teve duas bases: os modelos melódicos-harmônicos da música européia e o ritmo negro trazido pelos escravos. Mas a música no Brasil começou através de modinhas e lundus. O Brasil teve muitas manifestações musicais desde 1623 com Gregório Matos e Domingos Caldas Barbosa que são os antecedentes do nosso cancioneiro.

De lá até o ano de 1998 o Brasil teve muitos cantores, o que se mais destacou foi Pixinguinha foi um músico impecável, que nos deixou verdadeiras perolas musical dentre elas o clássico choro Carinhoso, que até hoje faz sucesso com os casais enamorados.


Mestre Pixinguinha

Com gravações elétricas em 1928 e a expressão do rádio nos anos 1930, teve inicio a Època de Ouro na nossa música, que duraria até o fim da década de 1940. Com a parceria do disco com o rádio a música popular se transformou em produto de massa. Há músicas de todos os tipos e gostos, sendo assim o filão de ouro do período as famosas marchinhas carnavalescas.

Destacaram-se compositores como Noel Rosa autor de grandes sambas em que letra e música eram as perfeições. Ataulfo Alves e Herivelto Martins. No fim da década de 20 as primeiras escolas de samba tiveram seu inicio, e a partir daí o samba consolidou-se como o gênero musical do país.


Noel Rosa em Foto Histórica

O samba teve grandes autores que vieram do morro, como Cartola e Nelson Cavaquinho. Ary Barroso através de um destes sambas se consolidou com a canção Aquarela do Brasil. Lamartine Babo e João de Barro fizeram com que a músicas de carnaval atingissem um patamar mais alto.


Cartola em reverência

Na época de ouro da música ainda teve espaço para os compositores regionais, e um desses nomes foi Dorival Caymmi com suas músicas falando de mar, terra e principalmente da Bahia, conquistou espaço no cenário musical do país. Junto com ele surgiu outro nome muito conhecido Luis Gonzaga que foi o responsável pela expansão do baião, forró e outros gêneros.

O mais importante nome da música nesta época foi Carmem Miranda a brazilian bombshell, os clássicos desta época de ouro que foram cantados por Carmem Miranda são: Taí, Como vai você, Mamãe eu quero, No tabuleiro de baiana e o clássico O que é que a baiana tem?


A pequena Notável Carmen Miranda

Essa foi à época em que tudo era novidade, as músicas de carnaval, o samba que virou um produto nacional conhecido até hoje, os chorinhos que se imortalizaram junto com Pixinguinha e a nossa brasileira mais reconhecida de todos os tempos, Carmem Miranda que hoje é conhecida por seu estilo entre o alegre e o malicioso.

 

Angela Luciane
Que é colaboradora e amante da boa música brasileira

 

Anúncios

6 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. ypeamarelo said, on 17/07/2007 at 1:06 am

    Amoooooooooooo!!!
    ótimo texto Anja..
    Mostrando do que vc sabe melhor. Música!

    • nagila said, on 26/10/2010 at 8:50 pm

      conserteza ela sab como todos q curte a mpb melhor situada em todo o brasil como as outras até mesmo kid abelha é com serteza a melhor

  2. camila said, on 19/07/2007 at 8:56 pm

    parabens minha amiga colocando o seu potencial em pratica vc merece issu e muito mais um grande abraço e parabens

  3. Teles said, on 20/06/2010 at 9:35 am

    Parabéns pelo trabalho ! Muito bom mesmo…

  4. jennifer said, on 03/08/2010 at 8:27 am

    muito bom seun texto tais de parabéns =D

  5. nathiele said, on 22/08/2011 at 3:28 pm

    Meu Parabéns ótiimo texto , mtt liiiiindo ! (:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: