Tragédia no vôo 3054 da TAM

Posted in Notícia, Opinião by Sal on 18/07/2007

Brasileiros ainda estão perplexos com um dos piores acidentes aéreo da história

Cerca de 10 meses depois do acidente entre o avião da Gol e o Legacy, e que até agora não foi esclarecido devidamente, nos deparamos com um incidente ainda maior. O número de vítimas pode ultrapassar a marca de 200. Todos os 186 passageiros que estavam a bordo morreram, de acordo com o boletim oficial divulgado pela TAM. Sem contar as vítimas que encontravam-se no solo.

A catástrofe com o Airbus-320 da TAM, que caiu na noite dessa terça-feira, dia 17 de julho, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, ocupa a 36º posição no ranking dos piores acidentes aéreos da aviação mundial. Empata com o pior que já ocorrera na América Latina, em 1977, quando um avião da empresa Surinam, que vinha da Holanda, teve problemas de visibilidade na hora do pouso em Suriname e atingiu algumas árvores em volta da pista, provocando a queda e a explosão da aeronave. 176 passageiros e tripulantes que estavam a bordo, morreram.

 

Ainda é cedo para apontar possíveis culpados. Uma série de fatores pode ter culminado com o acidente. Chris Yates, especialista em segurança de aviação, acredita que a chuva sobre a cidade na hora e a velocidade do avião no momento de pousar no aeroporto em Congonhas, poder ter prejudicado a tração da aeronave na pista. Daí veio a invasão de uma avenida movimentada da região, a Washington Luis, e o choque com um depósito da própria TAM, o que provocou a explosão da aeronave.

“As causas normais para um desastre como este são normalmente problemas com o avião, falha humana ou erro do aeroporto ou de controladores aéreos. Neste caso, as investigações ainda terão de esclarecer a causa, mas me parece que o mau tempo, a velocidade do avião no pouso e o fato de a pista estar em obras podem ter contribuído para o acidente”, disse Yates em uma entrevista a BBC Brasil.

Foto UOL

Eu já pousei em Congonhas e sinceramente dá medo. O aeroporto é cercado de residências. Ele está inserido no meio de construções. No pouso é como se o avião mergulhasse em um bairro populoso e que irá se chocar com as casas a qualquer momento. Culpar o piloto nessa hora talvez seja a saída mais fácil. Mas não é isso que queremos. Não é isso que os parentes da vítima querem. Até quando tragédias como essa terão que acontecer para que as “autoridades competentes” tomem uma iniciativa? Por que deixaram aviões pousarem em uma pista em obras?

Com o problema do apagão aéreo, que agravou-se após o acidente da Gol com o jato Legacy em setembro do ano passado, havia um grande receio que outra tragédia se abatesse sobre o país. O pior aconteceu. Um acidente maior ocorreu. Mais vítimas, mais tristeza por parte dos parentes que perderam filhos, maridos, esposas, amigos… até onde isso vai parar? Lembrei de uma canção do Lobão, do anos 1980, em que o refrão indagava com tom de revolta e indignação. “Quem é que vai pagar por isso?”

 



 

 

Ariston Sal Junior
Que está em luto pelas vítimas

 

Anúncios
Tagged with: , ,

15 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Raquel said, on 18/07/2007 at 2:07 pm

    Estou em luto a quase um ano…

    Quando vejo tragédias dessas proporções sempre me questiono sobre o nosso jeito capitalista de ser, áreas que deveriam ter certa distância dos centros urbanos, estão coladas umas as outras. E mesmo com toda a tecnologia ainda não é o bastante…

    Escolher como viajar, principalmente a negócios, tornou-se algo complexo, temível e incerto. Será que viajar de carroça será o mais indicado?! Vai-se demorar mais tempo para chegar ao destino, mas parece o meio mais seguro…

    Não há o que ser dito… 😦

  2. Slain Franco said, on 18/07/2007 at 2:56 pm

    Muito triste isso

    Agora a pouca ainda estava assistindo na record uma mulher que perdeu o marido no outro acidente que teve no aeroporto de congonhas a alguns anos atrás…..Os donos do aeroporto estao comemorando a melhor fase financeira…compra-se avião atrás de avião e as reformas que realmente são necessárias..são ignoradas…..Até a Gol que tem uma regra que só aterriza em pistas maiores que a de congonhas…não aterrizava no congonhas…mas por pressões financeiras…e com a autorização da ANAC passou a parar em congonhas….

    O que se pode entender de tudo isso…é que a ganância humana está cada vez maior……eles brincam com a vida dos outros…enquanto não acontecer um acidente nessa magnitude eles fecham os olhos para “pequenos” detalhes que “não fazem a diferença”….

    Mããããs….vivendo e aprendendo…..aqui se faz…aqui se paga….o que eles deixaram de gastar com as CORRETAS reformas….vão ter de pagar em dobro com indenizações……mas isso é um ciclo vicioso…..em alguns anos vamos ver novamente essas cenas….e que Deus ou qualquer força superior nos proteja para que não sejamos as vitimas….

    Abraços!!E bem válido esseposto Sal…parabéns!!!

  3. Slain Franco said, on 18/07/2007 at 2:57 pm

    correção: esse post Sal… hehe

  4. Pega no meu Blog said, on 18/07/2007 at 3:00 pm

    valeu slain!
    realmente é triste e revoltante essa situação. ganância, poder, cobiça…. até quando o homem deixará essas tragédias acontecerem? isso já era previsto. uma catástrofe anunciada e ninguém fez nada para evitar!!!!

    sal

  5. Fábio Ricardo said, on 18/07/2007 at 8:10 pm

    Assunto complicado de se tratar por sua tristeza e proporção assustadora. Tudo parece coisa de filme, um avião atravessa duas vias de intenso tráfego acerto um prédio e um posto de gasolina. A morte de todas as pessoas que estavam no local prova o quão fraca é nossa aviação. Só se fala de controladores de vôo. Mas realmente custa tanto assim para reformar uma pista e fazer com que ela tenha drenagem suficiente para não acumular água sobre ela?

  6. Sal said, on 18/07/2007 at 8:49 pm

    pois é fábio. a ganância é foda! agora eles terão que gastar mmmmuito mais dinheiro em consequência do acidente. triste isso!

    sal

  7. Leonardo Souza said, on 19/07/2007 at 12:14 am

    Sinceramente, eu não entendo um aeroporto bem no meio de uma área residencial.
    É ridículo.
    Talvez agora que (mais uma vez) aconteceu um acidente dessa proporção, eles finalmente resolvam fechar esse aeroporto.
    Não falam um monte, que o de Garulhos é internacional, gigantesco e blá blá blá?
    Então, passa os vôos domésticos de Congonhas pra lá!

  8. sal said, on 19/07/2007 at 2:25 am

    pois é… parece que agora o MP está pedindo a interdição! agora?

  9. Taciana Oliveira said, on 20/07/2007 at 1:40 pm

    Lamentável que agora depois de tantas mortes o governo comece a tomar alguma providência…

  10. Pega no meu Blog said, on 20/07/2007 at 2:18 pm

    sim taciana… é triste essa situação!

    sal

  11. carol said, on 08/08/2007 at 9:53 pm

    as causas sao horriveis o governo é muito culpado pelos interesses eaconomicos e vice versa!

  12. Thiago Martins said, on 20/08/2007 at 2:31 pm

    Nao existe dor maior no mundo…do que um acidente…ainda estou me recuperando da perda do meu namorado e da minha irmã que morreram no da GOL…é muito triste!!

    Uma cicatriz, um buraco que nunca se fecha!

  13. ANTONIO said, on 14/11/2007 at 7:24 pm

    O ACIDENTE FOI DE FECHAR OS OLHOS E DIZER QUE O GOVERNO DEVIA AUMENTAR A PISTA DE CONGONHAS,EU SOU UM OTORRINO E TENHO O SENICA 3 DA EMBRAER.JÁ POUSEI LÁ 6 VEZES A CONCURSOS,DA ULTIMA VEZ MEU AVIÃO IA DERRAPANDO LÁ POR CAUSA DA PISTA ESTÁ MUITO ESCORREGADIA,ESPERO QUE ISSO MELHORE,PARA QUE NÃO ACONTEÇA ESSA TRAGEDIA

  14. Luis Henrique San Junior said, on 07/04/2008 at 2:31 pm

    Realmente é lastimavel este tipo de situação, ainda mais agira com a liberação novamente do Aeroporto de Congonhas para conexões.Em que arriscam vidas de passageros e moradores que residem próximo ao aeroporto. realmente já se tornou um ciclo vicioso para o governo é mais facil pargar as indenizações para as vidas perdidas nesta pouca vergonha do que a solução do Aeroporto de congonhas.

    Isso é uma vergonha…

  15. guilherme Assmann said, on 28/06/2010 at 1:50 pm

    me ajudou muito


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: