25º Festival de Dança

Posted in Artes by Renaralmeida on 28/07/2007

Pés batendo no chão, salva de palmas e gritos de guerra. Não, isso não é o Pan-americano. É o 25o Festival de Dança de Joinville. Milhares de dançarinos de todo o país e também do mundo competiram por um mesmo objetivo: o primeiro lugar.

Durante dez dias a cidade de Joinville virou um palco de competições, de diferentes coreografias e estilos de dança. Havia palcos alternativos espalhados por toda a cidade, como indústrias, shoppings, hospitais, praças e muitos outros lugares. Estes últimos têm o objetivo de levar a magia da dança para o maior número de pessoas.

Muitos participantes do festival eram adolescentes e, geralmente, acompanhados pelos pais, que ficavam na arquibancada torcendo pelos filhos, gritando e batendo palmas com a intenção de empolgar o público e chamar a atenção dos jurados.

E quando as luzes se apagavam, o nervosismo começava. A música, as luzes, o figurino, os movimentos; tudo fazia parte de uma mensagem transmitida pelo corpo e pela capacidade dos bailarinos de sincronizar movimentos capazes de prender a respiração de quem assiste.

O melhor de tudo é que não preciso ser jurado para saber qual grupo podia ficar entre os três primeiros colocados. Bastava observar com atenção e apreciar a beleza de cada apresentação, além de perceber a diferença de cada coreografia. Difícil foi ficar parado, pois houve tanta empolgação nas apresentações, que deu até vontade de subir no palco e dançar com os bailarinos.

[+] Fotos do 25º Festival de Dança de Joinville

Renara Almeida
Que já foi bailarina quando criança

***

Nota do editor: O 25º Festival de Dança aconteceu entre os dias 18 e 28 de julho de 2007, em Joinville, Santa Catarina.

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Déia said, on 29/07/2007 at 1:39 am

    Trabalhei para a VIVO nesse festival e acompanhei de perto todos os 11 dias.
    Só tenho a agradecer a simpatia das bailarinas(os) e deixar um beijo enorme a todos que conheci, desde o pessoal daqui de Jlle, Itajai, até Fortaleza, Natal, Minas…
    E que venha o próximo ano!
    Déia (que durante um bom tempo também foi bailarina)

  2. Larissa Tietjen said, on 29/07/2007 at 12:49 pm

    Ahhh! Mas esse foi o melhos post do ano! Eu sou frequentadora assídua e também dançarina há muitos anos do festival. Infelizmente, este ano tive alguns problemas e não pude participar. Sim, é a melhor época do ano, são os melhores 11 dias do ano, são os melhores amigos do mundo reunidos e dança o dia inteiro. Ensaiar de pantufa e enrolada no edredon no meio do pátio do alojamento, dar boas risadas e aprender o tempo todo…admirar os novos talentos, abraçar um conhecido de looooge…É mágico. Eu amo dançar.

  3. Marina said, on 02/08/2007 at 2:28 am

    Que legal o post Renara!
    Nunca fui no festival mas deve ser bem legal mesmo…
    ;*


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: