É coisa de maluco…

Posted in Comportamento by Colaborador on 30/07/2007

 

Em 2001, uma das chamadas do humorístico Os Normais mostrava Rui e Vani comendo um pacote de biscoito recheado. A cena cotidiana era acompanhada pela alegação da personagem de Fernanda Torres: “separar o biscoito recheado em duas partes é normal”. Outros comerciais citando exemplos de manias foram divulgados, como ler histórias em quadrinhos de trás para frente.

A fronteira entre o que é mania e o que é superstição é tênue. Enquanto os supersticiosos juram que seus pequenos gestos influenciam o destino, os maníacos sabem que seus hábitos são idiotas e irrelevantes. Não é à toa que maníaco também é sinônimo de louco.

Entre os meus dez e doze anos, eu tinha a mania de levantar da cama durante a madrugada para urinar. Sentia-me inseguro – sempre achava que minha bexiga estava suficientemente cheia para esvaziar durante o sono. Chegava a ir ao banheiro quase dez vezes numa noite. A este hábito destrutivo dá-se o nome de TOC – Transtorno obsessivo-compulsivo. Felizmente estou livre desta praga, apesar de conservar algum fanatismo pelo simetria bilateral.

Saindo do terreno obscuro ocupado pela psiquiatria, cleptomania, ninfomania e outras, os pequenos hábitos do dia-a-dia não deixam de requerer uma análise mais acurada de um discípulo de Freud. Fico irritado quando o número de decibéis da televisão não é múltiplo de cinco. A ordem das janelas que fecho antes de dormir é imutável. Tenho ojeriza a garfos posicionados à direita dos pratos. De alguma maneira, minha vida parece mais lógica quando essas pequenas regras são respeitadas.

Francisco Machado
Que também tem o benéfica mania de escrever

4 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Gabriela Beckert said, on 30/07/2007 at 3:12 pm

    eu faço xixi 4 vezes ou mais antes de dormir, detesto ter que acordar de madrugada, depois de um pesadelo com banheiro para ir esvaziar a bixiga.
    Mas, quem não tem manias obscuras? eu tenho umas mil.
    e o chico deve ter muitas mais!

  2. Raquel said, on 30/07/2007 at 5:24 pm

    Manias?!?! Tenho aos montes!!!

    Citando algumas: comer todo o chocolate do sonho de valsa só para me deliciar com o recheio; todas as minhas roupas são organizadas por tipo e cor; simplesmente odeio bagunça; não suporto pessoas gesticulando demais; falando alto de mais e ao mesmo tempo…

    Todos somos maníacos! Eis o barato da vida!😉

  3. Leonardo Souza said, on 31/07/2007 at 1:02 am

    Não consigo ficar tranquilo se o Microondas estiver com alguns segundos marcados na tela…tenho que deixar sempre no 0 Hahaha
    Manias todo mundo tem😉

  4. Marina said, on 02/08/2007 at 2:26 am

    no fundo todo mundo tem seus tocs particulares.
    eu tenho vários!
    mas ler revistas de trás pra frente é bem melhor…


Deixe uma resposta

