O vilão das amizades

Posted in Comportamento by . on 28/08/2007

Amigos estão tão presentes (ou até mais) em nossas vidas quanto a família. Não conheço pessoas sem amigos que são felizes e vice-versa. Porém, muitas vezes alguém que deveria ser considerada especial para eles, acaba se tornando um vilão. Ela é conhecida por namorado (ou namorada).

Você tem um amigo ou uma amiga inseparável. Gosta de sua companhia, conhece seus gostos e se divertem juntos. De repente perde seu companheiro de “baladas”, cinema, conversas jogadas-fora e se vê sozinho em um mundo de casais. Porque quando você menos espera isso vira uma epidemia e todo mundo parece que começa a namorar.

“Amores” vêm e vão, mas os amigos permanecem. Pior é que só se percebe isso depois da primeira ausência. Quando se volta aos braços daquele amigo ele está lá, nos esperando de volta sem rancor, sem mágoas, sem lhe julgar. E então você pode se sentir meio egoísta por ter trocado uma amizade verdadeira por uma relação passageira.

Não estou fazendo campanha para que os namorados sejam desvalorizados, como se só os amigos importassem. Muito pelo contrário, são relações e atenções diferentes, mas sempre sobra espaço para ambos. Além do mais, a amizade no namoro é algo essencial. Se um dia a paixão acabar e o amor se transformar ao ponto de ser apenas (e isso é bastante coisa!) amizade, todos saem ganhando. Nossos amigos de verdade também são aqueles que fazem questão de começar uma amizade com nosso namorado (a) e a mesma coisa vale para eles.

Quantos amores de infância e adolescência resistem ao tempo? A amizade é algo mais duradouro, é um vínculo mais ameno. Na maioria das vezes só pretende gerar diversão e companheirismo. O amor na amizade é puro, é respeitoso, não adoece facilmente. Por isso que antes do amor de namorados é preciso que exista o amor da amizade, aquele que já conhecemos há bastante tempo, que envolve além de tudo, sinceridade, lealdade e que serve como equilíbrio para nossos problemas diários.

Marina Fiamoncini
Que acredita em amizade verdadeira

Anúncios

8 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. michelecaqui said, on 28/08/2007 at 2:41 pm

    Olá,

    Sou da agência Caqui Comunicação (www.caquicom.com) e estamos fazendo a campanha da MediaZone, líder global em transmissão online de vídeos com qualidade de TV, “streaming” e “on-demand” que está chegando no Brasil com seu novo portal de conteúdo voltado aos brasileiros que vivem no exterior, o MediaZone Brasil.

    Gostaríamos divulgá-los em seu blog; o site trará conteúdos interessantes, como esportes, notícias e entretenimento.

    Por enquanto, nós estamos fazendo uma campanha Teaser, apenas para divulgação e conhecimento das pessoas.
    À partir do dia 04/09, haverá o lançamento do site em sua última versão já com a disponibilidade para usuários assistirem grátis por cerca de 30 dias. Após essa fase, todo o conteúdo comprado através de banners em seu blog será creditado de acordo com a política de comissionamento do Commission Junction, melhor descrita nos links abaixo:

    http://corp.mediazone.com/corp/index.php/Affiliates/
    http://www.commissionjunction.com/

    Estamos também com um vídeo no YouTube, com uma chamada para o MediaZone Brasil, que pode ser linkado no blog para divulgação.

    Acessse http://www.mediazone.com/Brasil
    Aguardo Retorno

  2. Fábio Ricardo said, on 28/08/2007 at 5:41 pm

    Eu acho que a amizade é muito mais importante que o amor. Amizade tbm é amor, e um amor muito mais forte, do que esse que conhecemos de relacionamentos, e dura apenas até alguém mudar de opinião. Acho que as pessoas podem viver sem amores, talvez até se sintam sós, mas conseguem viver e serem felizes.
    Mas ninguém consegue viver sem amigos.
    Fábio Ricardo, que sente falta dos amigos que ficaram mais distantes por causa dos amores

  3. Caroline Montagner said, on 28/08/2007 at 6:23 pm

    Amor sem amizade não existe. O que existe sem a amizade é só a paixão… e se, durante o tempo de paixão, não surgirem laços de amizade… então, a paixão vai embora e nada resta.
    Se houvesse uma fórmula matemática para definir esse sentimento, seria paixão + amizade = amor.
    Quanto aos amigos, acredito que a amizade dure mais porque ela é isenta dos altos e baixos da paixão… não queremos o amigo para nós, simplesmente o queremos bem. Não há possessividade, não há julgamento, não há ciúmes, ou cobranças, não existem expectativas fantasiosas ou vontade de mudar o amigo. Existe respeito, cumplicidade, individualidade e confiança. Aceitamos os amigos como são.
    Imagino que o segredo dos amores duradouros seja esse: conseguir levar o desprendimento de uma amizade para o relacionamento a dois.
    Lindo texto, Marina, parabéns!
    Grande beijo!

  4. ni said, on 28/08/2007 at 7:12 pm

    Eu penso que namoro e amizade são sentimentos distintos e naturalmente, merecem atenções diferentes, perdi muitas pessoas que eu gsotava muito por causa de namoros. E hoje vejo que amizade é mais importante, pois diante da primeira briga, você sempre corre para aquele amigo e tal. Concordo em gênero, número e grau com o Fábio. Sem amigos você não vive.
    Ni, que sente falta daqueles amigos parceiros que sumiram depois de 2 ou 3 meses de namoro.

  5. jessi said, on 28/08/2007 at 7:22 pm

    SIM! eu vivo dizendo isso a vocês (minhas amigas que tem namorados). Mas entendo pereitamente que principalmente no começo do namoro as amigas fiquem meio de lado. Legal mesmo é quando fazemos amizade com o namorado, ai sim tudo fica melhor (afinal assim se ganha um amigo e não se perde uma amiga). No im das contas é claro que os amigos sempre vão apoiar, mas é claro que um namorado tem um papel diferente. No fim tudo da certo (eu espero).

    Beijos

    ps. sinto falta dos tempos em que todas eram solteiras e saiam pra jantar no meio da semana… acho que o Tiago vai ter de aprender a ouvir MUITA bobiça

  6. Raquel Elena said, on 28/08/2007 at 10:52 pm

    Amizade, amor, namoro, amor… O mais importante é a amizade. É o amigo que sempre fica, que ouve, que dá a vida por nós, que nos aguenta, que sofre conosco e por nós…

    Sou defensora da amizade acima de tudo. E sim, acredito na amizade entre homem e mulher. Havendo ou não algum sentimento maior, tendo ou não exisitido algo entre eles.

    É sempre bom ter por perto aquele amigo que te conhece por inteiro e vai te dizer na cara o que pensa e vc vai espernear, negar e aceitará a verdade vinda daquele ser especial…

  7. Jana said, on 29/08/2007 at 1:56 am

    Amor e amizade sentimentos diferentes que merecem atenção diferente…
    se conseguirmos lidar com os dois..as coisas se encaixam e passam a ser mais “gostosas”
    sem amizade não somos nada neh?e sem amor somos alguem…mas sempre vai faltar algo

    ;**********nina

  8. helena said, on 29/08/2007 at 3:04 am

    eu tbm acreditava em amizade verdadeira ate que tomei no cu da minha melhor amiga de 9 anos!
    era mais que amiga, era uma irma!
    maaas… se eu falar que o motivo foi o amor, vcs acreditam?
    ta nao foi amooor amor, mas foi por aí.
    e perdi um grande amor por nao ser amiga ou ser amiga demais, ate hoje nao entendi.
    mas amizade eh baseada na confiança. perdeu, já era!
    so recrimino meus amigos que, mudam por um namorado ou namorada. ou aqueles que tem tudo pra ser O Melhor amigo mas nao é por causa da namorada.
    minhas amigas nunca me deixaram por causa de seus namorados, sou a vela principal de suas vidas
    =D

    Helena, que morre de saudade das amizades do sul – desculpa mas quem é de lá sabe que é diferente

    ;** Marina


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: