Caminhos do Coração

Posted in HQ, Televisão by Colaborador on 29/08/2007

Você descobre que uma emissora de televisão aposta alto quando a estréia de um programa se dá num bloco único e intermitente de quarenta minutos.

Desta forma começouCaminhos do Coração , cujo título é um dos poucos clichês. Orçada em R$ 40 milhões, a trama tem a difícil tarefa de resguardar a boa audiência da Record no horário nobre. A antecessora Vidas Opostas mantinha 16 pontos, em média.

Confesso que sou suspeito para fazer crítica de folhetim – o último que assisti foi Da Cor do Pecado, é só por causa de Alinne Moraes e Karina Bacchi. Mas eu não poderia deixar de ver um raro sopro de inovação na teledramaturgia brasileira.
Tá bom. Não tenho interesse artístico. O que me fisgou foi o roteiro de Tiago Santiago centrado em mutantes, palavra que não faz parte do vocabulário da telinha desde que a banda de Arnaldo Baptista e Rita Lee se aposentou.

A abertura é promissora. O título da novela se mistura a cadeias de DNA e letrinhas que simbolizam adenina, citosina e outras bases desoxirribonucléicas que nos assombravam na sétima série.

Os primeiros quinze minutos do capítulo apresentam um edifício de São Paulo sendo invadido pela Polícia Federal. Lá, os agentes da lei encontram evidências suficientes para colocar o megatraficante Juan Figueroa na cadeia. Acuado, o criminoso tenta corromper um dos policiais por dois milhões de reais, mas não é atendido. Ok, já temos um dos mocinhos e um dos bandidos da história. Odeio esta previsibilidade.

Todavia, o que surpreende mesmo nos primeiros instantes é a quantidade de explosões e tiros exibidos. A emissora do bispo realmente abriu o bolso. Haja dízimo.

Após o momento 24 Horas, a trama apresenta o que todo mundo (ou pelo menos os curiosos como eu) esperavam: os mutantes. Temos uma criança com telecinese, outra com supervisão, uma terceira que se transforma em lobo e mais outra que corre mais que bagual com couro cru na cola. E tem também um jovem adulto que lê pensamentos. Errr… Nada que já não tenha sido explorado por X-Men ou Heroes, certo?

Não faz mal. A gente sabe que não dá mais para inventar muita coisa depois dos devaneios de Stan Lee. O bacana é notar se os efeitos especiais envergonham ou não nossa pátria.

Admito que esperava recursos toscos de desenho animado, comparáveis a algumas das vomitantes animações de vinte anos atrás. Porém, me surpreendi positivamente. Os efeitos são simples, mas eficazes. Se bem que o que deverá dar mais trabalho, que são as labaredas geradas pelo pivete pirotécnico, ainda não foram apresentadas na íntegra.

Por isto que me preservo em fazer uma avaliação conclusiva quanto à qualidade dos efeitos. Ainda mais que o moleque supeveloz ficou muito esquisito. Os braços e cabeça dele se movem na mesma velocidade das pernas. E a fumaça deixada de rastro lembra-me A Fuga das Galinhas.

A grande pergunta é – a trama ousada conseguirá captar a audiência de quem tradicionalmente vê novela? E será que fidelizará quem não tem o costume de ficar parado uma hora na frente da televisão, como eu? As Filhas da Mãe e Bang Bang revelam que a chance de sair perdendo não é baixa.

De qualquer forma, parabéns à Rede Record, que teve a coragem de sair da mesmisse em pleno horário nobre. Mesmo que novela se mostre uma droga, espero que tenha audiência razoável para que o patrocínio às idéias amalucadas não cessem.

 

[+] Novela de Mutantes? no Refúgio de um Foragido

Francisco Machado
Que gostaria de ter o poder de escrever com a força da mente

8 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Fábio Ricardo said, on 30/08/2007 at 4:49 am

    o nome é péssimo… mas gostei da ideia inovadora.
    sorte a eles. eu, inflelizmente, nao irei colaborar com o ibope.

  2. jessi said, on 31/08/2007 at 5:08 pm

    Eu tabém fiquei super curiosa quando soube que a novela traria mutantes, mas aida não tive a oportunidade de ver a novela.

  3. […] de apostar em Caminhos do Coração, a Rede Record começa a exibir a partir do próximo domingo, dia 23 de setembro, a primeira […]

  4. eliasaph said, on 06/12/2007 at 5:23 pm

    adoro a novela e nao tenho nada a dizer

  5. Caminhos do Sucesso | NewsErrado said, on 24/01/2008 at 1:14 am

    […] TV em Foco (imagem e dados) e Peganomeublog (imagem) Compare Preços de: games, PS2, PS3, Nintendo, Wii, iPod no Buscapé.Compartilhe! […]

  6. Caio said, on 25/09/2008 at 10:23 am

    Muito bom seu blog, parabéns, adorei a forma com que vocês abordam os temas, vou passar mais vezes por aqui, certeza!
    Achei ele aqui: http://inovavox.com/?s=sampson+na+chuva
    Abraço

  7. Rafael said, on 28/09/2008 at 3:50 pm

    o roteiro é muito ruim, quando eu assisto nunca entendo nada, por que parece que o roteiro não tem fim, é péssimo, não tem ação, os atores e até a gravação das cenas é meio “pereba”. sejam realistas, é incomparável com Heroes ou X-Man, se vocês querem saber! acho que até as condições em que são gravadas as cenas são horríveis! técnicamente falando seria impossível um país como o Brasil possuir condições para construir um projeto de modificação do DNA humano, nem os EUA que são a maior economia do mundo não fazem isso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. sara silveira meus .casa 823 said, on 22/04/2009 at 7:41 pm

    eu quero ser um mutante poderia me dar e poder da maria? bjos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!♥♥♥♥♥ ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: