A Copa do Mundo vêm aí!

Posted in Esporte, Opinião by William on 30/10/2007

Parece que estou um pouco atrasado, mas na verdade, deixei essa matéria pra hoje, dia em que o Brasil foi escolhido como a sede da Copa do Mundo de 2014. Pra entrar no clima (muito) antecipadamente, a partir de hoje, todos os meses eu publicarei aqui no nosso PGNMB uma materia sobre as eliminatórias da Copa de 2010, na África do Sul. Já dá pra ir tendo uma idéia de como serão as eliminatórias mundo a fora, e quem serão os principais concorrentes do Brasil na luta pelo título. Hoje, falo sobre como andam as coisas na Europa, Ásia e África.

Europa

 


O brasileiro Eduardo é a sensação da Croácia

Bem, o velho continente ainda não pensa na Copa do Mundo. Por lá, a disputa das eliminatórias da Eurocopa Austria/Suiça 2008 domina o noticiário esportivo e o imaginário dos torcedores. Na competição, quem vem se destacando são as invictas Romênia e Croácia, que já estão praticamente garantidas na Euro2012, assim como Polonia, Grécia e República Checa. As vagas que ainda estão em disputa por mais de 10 seleções, inclusive a atual campeã do mundo, Itália.

Já nas eliminatórias para a Copa do Mundo 2010, 53 países disputarão as 13 vagas divididos em oito grupos de seis e um grupo de cinco que serão sorteados em novembro deste ano. Os campeões de cada grupo estarão qualificados para o torneio. Os oito melhores segundos colocados disputarão uma repescagem para ocuparem as quatro vagas restantes.

Palpite do Editor para os classificados: Itália, Inglaterra, França, Espanha, Portugal, Holanda, Suécia, Croácia, Romenia, República Tcheca, Sérvia, Suíça e Alemanha.

 

África


O egípcio Mido ganhou a Copa da África e agora quer mais.

No continente negro, a bola já está rolando. Pela fase preliminar, oito seleções se socam por quatro vagas na primeira fase. Na primeira chave, Madagascar enfiou 6 a 2 em Comores no jogo de ida, em Antananarivo e agora ta sossegado para o jogo de volta, em Moroni. Em Freetown, Serra Leoa levou a melhor, 1 a 0 sobre a Guiné Bissau, que joga em casa no próximo dia 17 pra tentar reverter o placar. Somália e Djbouti ainda não entraram em campo para disputar a vaga. Já Suazilândia e Seychelles se classificaram automaticamente com as desistências de República Centro Africana e São Tomé e Príncipe.

Depois, os quatro times qualificados se juntam as outras 44 seleções, e formam 12 grupos de 4 seleções, onde os primeiros colocados e os oito melhores segundos colocados passam para a fase final.

Na retal final, os vinte melhores países do continente serão separados em quatro grupos de cinco seleções, e o campeão de cada chave carimba o passaporte para a África do Sul, que como país-sede, já está classificado.

Palpite do Editor para os classificados: Senegal, Nigéria, Costa do Marfim e Egito.

 

Ásia


Pela primeira vez, Kewell representa Austrália entre os asiáticos.

Entre os times de olhos puxados, a bola também já está rolando. Na fase preliminar, 17 times já deram adeus para 2010. O Tadjiquistão eliminou Bangladesh após um empate e uma goleada por 5×0, e agora pega Cingapura, que despachou a seleção da Palestina com duas goleadas, 3 e 4 a 0. Num confronto de nanicos, o Turcomenistão, que despachou o Camboja, encara Hong Kong, que não teve piedade do estreante Timor Leste, e enfiou 8 a 1 nos coitados. Outro massacre classificou a Tailândia (8×1 e 7×1 sobre Macau) para enfrentar o Iêmen, que não encontrou dificuldades para encaçapar as Maldivas. A Síria, que bateu o Afeganistão duas vezes, enfrenta a Indonésia, que se classificou automaticamente com a desistência de Guam. O Kwait também se deu bem, e se classificou graças a desistência de Butão.

Com a vitória nas preliminares, outras seleções passaram automaticamente para a terceira fase, graças a sua boa colocação no ranking da FIFA. O Bahrein enfiou 4 a 0 na Malásia e se garantiu, assim como o Uzbequistão (9×0 em Taiwan), Coréia do Norte (4×1 e 5×1 na Mongólia), China (7×0 e 4×0 em Myanmar), Iraque (7×0 e 0x0 no Paquistão), Jordânia (2×0 duas vezes sobre o Quirguistão), o Líbano (4×1 e 2×2 sobre a Índia), Oman (2×0 duas vezes sobre o Nepal), o Qatar (1×0 e 5×0 no Sri Lanka) e (ufa!) os Emirados Árabes Unidos, que enfiaram 5 a 0 no Vietnã e também garantiram a vaga.

Os quatro times que ganharem na segunda fase, se juntam aos onze pré-qualificados e os ‘tops’ Coréia do Sul, Japão, Irã, Arábia Saudita e Austrália, que mudou de federação em 2006, e agora passa a disputar as eliminatórias com os asiáticos. Os vinte países serão divididos em cinco grupos de quatro, onde os dois primeiros colocados se classificam para MAIS uma fase.

Na ultima (mesmo) das fases, as dez seleções restantes são dividas em dois grupos de cinco, onde os dois primeiros colocados se classificam para a Copa do Mundo. Os dois terceiros colocados jogam entre si, e o vencedor joga a repescagem com o campeão da Oceania, tentando uma vaguinha extra.

Palpite do Editor para os classificados: Arábia Saudita, Japão, Coréia do Sul e Austrália.

Repescagem: Iraque.

 

William De Lucca
Que queria Copa do Mundo de dois em dois anos

Anúncios
Tagged with:

4 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Sérgio Ricardo de Freitas said, on 21/11/2007 at 1:36 pm

    Enquanto a Copa de 2014 no Brasil não chega teremos então as eliminatórias da Copa de 2010 na África do Sul nas Américas. Clique no link indicado e boa diversão

  2. Sérgio Ricardo de Freitas said, on 21/11/2007 at 9:05 pm

    E mais um link do Yahoo México sobre o mesmo assunto.

  3. nao interessa da silva said, on 28/07/2008 at 6:03 pm

    mostra uma foto da bola q sera usada!!!!!!!!!!!!!!!

  4. joão marcos said, on 09/04/2009 at 2:23 pm

    bem eu espero que o brasil faça o melhor para conseguir ganha o titulo
    vomos la torse para o BRASIL……….

    http://www.mundosubliminar.xpg.com.br


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: