TIM Festival – Eu fui!

Posted in Música, Relato by Colaborador on 01/11/2007

Eu e mais dois amigos nos aventuramos a pegar o carro e rumar para Curitiba assistir ao Tim Festival. Depois de uma longa viagem de carro, ao som de Johnny Cash, Bob Dylan e Odair José, chegamos na terra dos indies. Por causa de uma fila gigantesca na entrada da Pedreira Paulo Leminski, perdemos o show da Hot Chip, primeira banda a se apresentar na noite. Devo admitir que nunca ouvi nada deles e, apesar de ter embarcado nessa viagem justamente para ouvir coisas novas, a perda não chegou a me fazer falta.


Hot Chip

Depois de uma cerveja e um cachorro-quente bem do safado, começa o show da Björk. Uma aura mágica envolve o palco e eu sinto dúvidas se estou no Tim Festival ou no Cirque du Soleil. Uma batida no melhor estilo pancadão, grave e ritmada dita o show, enquanto Björk dança freneticamente, pula, canta e se mostra uma criatura mais estranha ainda do que eu imaginava. Um grupo de metais da Islândia, que acompanhava a cantora, conseguiu ser ainda mais bizarro que ela, com mulheres vestidas de palhaços e dançando com movimentos robóticos enquanto tocavam tubas.


Björk

Descobri que não sou moderno o suficiente para curtir o som da Björk. Até tentei, mas não consegui entrar na pira dela. A bateria toca num ritmo, os sintetizadores em outro, os metais num terceiro, e ela canta sem ritmo algum, sobre tudo isso. Estava além da minha capacidade auditiva.

Depois de Björk, foi a vez dos Arctic Monkeys subirem ao palco. Rock bem feito, com pegada e qualidade. Acho uma banda muito boa, por sinal fui para o Tim mais por eles do que pelos Killers. Chegando lá, não me decepcionei, mas senti que em cima do palco eles reproduzem o que fazem em estúdio. Rock bom e cru, mas sem o tesão que um palco de frente para uma multidão de indies e roqueiros pede.


Arctic Monkeys

Sonzeira do começo ao fim, bom de observar e curtir relaxado. Infelizmente, não passou muito disso, fazendo com que o show não chegue perto de se tornar inesquecível.

Ao fim dos macacos do ártico, o palco foi tomado por assassinos. The Killers são um show à parte. Não é a toa que foram considerados desde o começo a banda principal do evento. Eu, pessoalmente, não curti muito o som de estúdio dos caras quando ouvi, insistentemente nas rádios, na internet, e no som altos dos carros de playboy. Teclados demais estragam o rock, e eles levam os anos 80 longe demais.


The Killers

Porém, depois de ver The Killers tocando ao vivo na Pedreira, virei fã na hora. A presença de palco deles é algo indescritível. Você se sente realmente em frente da maior banda da atualidade, curtindo aquilo como se fosse o maior show de sua vida. Luzes, flores, danças, pulos, caras e bocas fazem parte da munição disparada pelos Killers em direção ao público, sedento pelo showman que se apresenta.

Músicas fortes, apresentações apoteóticas, presença de palco, roupas bem apanhadas e até um baterista vestido de Merlin (sim, ele pensa que no Brasil todo mundo se fantasia no Dia das Bruxas). Definitivamente o melhor show da noite, e com muita propriedade posso dizer que eu acredito que tenha sido o melhor show que já vi.

The Killers é animal. E faltar uma tarde no trabalho para ir até Curitiba e chegar a Blumenau de volta às 7h30min do dia seguinte e ir direto pro trabalho, onde teria uma reunião importante, valeu a pena. Ano que vem, estaremos lá novamente.

Fábio Ricardo, acordado há mais de 30 horas já.

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. anabsf said, on 01/11/2007 at 3:14 pm

    cara, eu tava com vontade de fazer isso. pelo preço, pela pedreira (linda), pela cidade (adoro), enfim. sou de sp. ai resolvi vir aqui mesmo, trabalho durante a semana, nao ia dar pra ir pra ctba. o festival aqui foi péssimo, vc ja deve ter ouvido falar. os atrasos ferraram tudo. só com cocaina pra aguentar até as 5 da manhã, 14 horas de pé, comida e bebida cara, uma hora e meia entre cada show.. ainda assim, consegu aproveitar um pouquinho, tao bons foram os shows do monkeys e do killers.

    bjs!

  2. Adao Braga said, on 02/11/2007 at 12:46 am

    Eu não fui não, mas, passei aqui pra saber como foi!!!
    Li e cliquei!


Deixe um comentário

