Bem amigos do Pega no meu…

Posted in Esporte, Opinião by William on 07/11/2007

Então, conforme o prometido, volto aqui para falar nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Semana passada fiz minhas apostas para os classificados da Europa, onde disse que as zebras Romênia e Croácia surpreenderiam as potencias, da Ásia, onde a surpresa seria a classificação do Iraque, e na África, onde grandes times como Camarões e Tunísia ficariam de fora. Agora, me visto novamente de Mãe Diná e faço as previsões para as Américas e para a Oceania. 

América do Norte: No Zebra Allowed

 


O craque Atiba Hutchinson, do Copenhagem é a esperança do Canadá. 

A zona classificatória da Concacaf ainda não começou, mas pelos resultados da ultima Copa Ouro (uma espécie de Eurocopa dos caras), podemos ver que algumas zebras podem circular por lá. A grande surpresa da competição foi a até então desconhecida seleção de Guadaloupe, uma ilhotinha do Caribe que ainda é considerada uma região da França e por isso não é filada a FIFA. Os caras se classificaram em um grupo terceiro lugar em um grupo que ainda tinha Costa Rica e Canadá, eliminaram Honduras nas quartas de final e só caíram ante ao poderoso México, por 1 a 0, em um gol até hoje contestado pelos guadalupenhos. Como não tem chances de ir á Copa do Mundo, a vaga de zebra troca de lugar, saindo Guadaloupe e entrando o Canadá, que nos últimos anos vem aprendendo com os vizinhos ianques como se joga o soccer, terminando a Copa Ouro na terceira posição. Como na Concacaf são três vagas em jogo, e mais uma para repescagem contra o quinto colocado da América do Sul, a lógica diz que México e Estados Unidos irão se classificar sem maiores problemas, e que as ultimas duas vagas devem ficar entre Canadá, Costa Rica, Honduras e com menos chances, Panamá e El Salvador.
Palpite do Editor para os classificados: Estados Unidos, México e Canadá.
Repescagem: Costa Rica. 

América do Sul: Mais do mesmo.

 


Robinho vem comendo a bola no Real Madrid e na Seleção Canarinho. 

As eliminatórias da América do Sul costuma ser as mais disputadas, e as que menos tem zebras, devido ao seu formato de disputa. Por aqui, as 10 seleções do continente se digladiam em um grupo único, com turno e returno. As quatro melhores se classificam e a quinta vai pra repescagem (baba) contra  o quarto colocado da Concacaf. Como as eliminatórias são bem longas, os jogos já começaram, e a lógica vem prevalecendo. Se terminasse hoje, Argentina, Brasil, Paraguai e o velho e bom Uruguai estariam classificados para o mundial, e apesar de complicado, o panorama não deve se alterar, exceto pelo Chile, hoje na vaga da repescagem, que pode aprontar para Uruguai e Paraguai, e abocanhar uma das vagas. A outra seleção que pode brigar pela vaga na repescagem é a Venezuela, que vem tendo um crescimento acentuado no nível técnico nos últimos anos. De resto, é tudo zebra.
Palpite do Editor para os classificados: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
Repescagem:
Venezuela.

 

Oceania: Fute…o que?

 


O veterano Ivan Vicelich vai tentar levar a Nova Zelândia a sua segunda copa. 

 

As seleções de futebol da Oceania estão para o futebol internacional assim como a seleção brasileira de lacrosse está para o lacrosse internacional. Com a mudança da Austrália de confederação (que agora joga com os asiáticos), o nível técnico caiu drasticamente, e as goleadas das seleções ‘menos ruins’ já puderam ser apreciadas na primeira fase das eliminatórias da Oceania. No grupo A, onde estavam Tuvalu, Tahiti, Ilhas Cook, Fiji e Nova Caledônia, os dois últimos passaram sem dificuldades para a segunda fase (visto pela sonora goleada de 16 a 0 de Fiji sobre Tuvalu). Já Ilhas Salomão e Vanuatu se classificaram em no grupo B com a agradável companhia das fanfarronas Samoa, Tonga e da impagável Samoa Americana, que não deve saber a diferença entre uma bola de golfe e uma de futebol, pois apanharam de 12 a 1 de Salomão, 15 a 0 de Vanuatu, 7 a 0 de Samoa e, em um jogo apertado, perderam de 4 a 0 para Tonga. Depois de bater nos MUITO perna de pau, os menos perna de pau Ilhas Salomão e Nova Caledônia jogaram pelas sem-finais, e quem se deu bem foram os Caledonios. Na outra chave, Fiji passou sem dificuldades por Vanuatu, 3 a 0. Vanuatu se recuperou e bateu os Salomonicos (?) na decisão de 3º e 4º lugares por 2 a 0 e carimbou o passaporte para a fase final. No jogo dos já classificados, a surpreendente Nova Caledonia (outra colônia francesa virando zebra, também eliminado automaticamente por ser ainda território da França), bateu Fiji por 1 a 0. Agora, depois de separado o joio do trigo, Nova Caledônia, Fiji e Vanuatu se juntam a razoável Nova Zelândia pela briga por uma vaguinha na repescagem contra o quinto colocado da Ásia. Aí, a história é beeeem diferente.
Repescagem: Nova Zelândia.

William De Lucca
Que volta em breve mais previsões bombásticas

Anúncios
Tagged with:

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Francisco said, on 08/11/2007 at 5:15 am

    Não acredito no Canadá. O trio maravilha EUA-México-Costa Rica vai se classificar de novo.

    O Uruguai é um cocô. Acho que só em 2014 eles voltam para uma Copae só por que terá 6 vagas para a América do Sul. Equador entre os quatro fácil, angariando 80% dos pontos na altitude de Quito.

  2. Wii said, on 08/11/2007 at 3:02 pm

    Vamos réplica:

    1) Chico, concordo que o Canadá será uma surpresa assim como o foi na copa ouro. Eles bateram a Costa Rica por 2 a 1, e contando com o detalhe que os Costariquenhos já não contam mais com um técnico brasileiro no banco de reservas. Pra mim, o Canadá é a zebra.

    2) O Uruguai está com o ego ferido, e está jogando muito mais nestas eliminatorias do que nas passadas. O Equador também trocou de técnico, e na estréia das eliminatórias perderam de 1 a 0 para a Venezuela (que tambem tem chances) e depois foram empacotados pelo Brasil por 5 a 0. Nessa copa, acho que os andinos não vão.

    😀


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: