O que é inovar para você?

Posted in Artigo, Opinião by Colaborador on 24/11/2007

 

Se for um conceito indefinido, cuidado! Você está vivendo no passado! Inovar é o verbo de hoje, de agora! É a bola da vez.

i.no.va.ção

sf.
1 Ação ou resultado de inovar.
2 P.ext. Aquilo que representa uma novidade; algo que é novo : Resolveu fazer umas inovações na maneira de filmar.
3 Jur. Qualquer mudança em situação de fato ou de direito que possa despertar interesse na apreciação técnica de um processo judicial.
4 Ling. Qualquer processo de mudança que aparece numa língua e que conduz a novas formas de expressão. Pl.: -ções.

[F.: Do lat. innovatio, onis.]

Esta é a definição que está no dicionário Caldas Aulete, mas inovar na prática é muito mais que isso… É repensar o que fazemos para obter resultados inéditos. E inovar tem tudo a ver com Qualidade: Sempre que percebemos a necessidade de uma melhoria num processo, na maneira de fazer uma operação ou num novo lay-out para uma seção, quase sempre estamos inovando…

Inovar é trazer uma nova visão do que está estabelecido, melhorar o que não está tão bom como gostaríamos e também o que está, continuamente. É tornar real uma idéia, mudar conceitos, criar. A Inovação é a mãe dos grandes inventos, dos grandes passos da humanidade! Mas a inovação é bem-vinda onde necessária. Posso estar dizendo o óbvio, mas nem sempre enxergamos assim, não é mesmo? Quantas vezes uma idéia que para nós parece genial é rejeitada pelos outros, pelos superiores, pela gerência… Quando isso acontece, ficamos frustados (olha eu sendo óbvio de novo…) mas o importante é não deixarmos de ter idéias. Apenas devemos analisar bem se nosso alvo precisa mesmo de inovação, ou se vale o ditado “Em time que está ganhando…”

Em suma, inovação em Qualidade é sinônimo de boas idéias, que geralmente são simples, práticas, sem grandes complicações para implantar, e claro, necessárias para o processo. Continuar tentando ter novas idéias é o melhor caminho para que surjam as boas, as melhores idéias. Exercite a análise frequente dos processos e anote suas idéias. Comente-as, exponha, ouça as críticas e analise novamente (lembrou do PDCA? Pois é…), seja flexível e não tente impor sua maneira de ver as coisas. Assim, você vai incorporar o conceito de inovação e será reconhecido pelas soluções que encontra!

Agora diga, qual o seu conceito de inovação?

Ronaldo Costa Rodrigues
Que é titular do Qualiblog

Anúncios

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Inês Nogueira Spinato said, on 20/08/2009 at 5:56 pm

    Inovar: Tornar novo o que já está antigo. Mudar para melhor algo em que se propõe. Por ex: No meu local de trabalho tem um sistema de iluminção antigo e defazado. Procuro minha chefia e proponho uma mudança com novas lâmpadas (econômicas) e um novo disigner. Isso é uma inovação!

  2. Gilson said, on 17/11/2011 at 9:32 pm

    oi td bem?? sou deficientes auditivo ..gostaria ter ir falar com consultor sebrae.,,tenho uma boa ideais e para inovar o negocios de markentig , vou te explicar pra vc eu axo importante no centro e novo o jogos de boliche e são diferentes . chamar e legal que marcar são nova ” Friends House & Skol Bowling” porque e cerveja skol e rolando e igual a boliche concordar? mais não tenho dinheiro ..preciso de ajudar alguem ..precisa ver de reformar e perto na praça pombo que grande …tem a loja são parado …precisa ver o melhor tem 15 ou 20 linha na pista ..as pessoas vão gostar .porque o negocios e certo vamos vencer !! eu moro em são carlos sp ..abraço…de equipe e parceiro de sebrae…. gilson .me resposta ….


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: