Eu não estou lá

Posted in Cinema by Sal on 26/03/2008

A minha recomendação de cinema para a semana é a seguinte: I’m Not There. Filme que aqui no Brasil foi batizado com o título em português “Não Estou Lá” faz sua aguardada estréia nas telas de cinema do país por esses dias. Triste traduzirem o título do longa-metragem neste caso.

O filme do diretor Todd Haynes é sobre Mr. Robert Allen Zimmerman, ícone da cultura pop que ganhou o mundo nos idos dos anos 1960 e influenciou toda uma geração de jovens ansiosos em mudar o planeta. Foi em 1962 que Zimmermam, na época, surgiu como Bob Dylan, o resto é história…

Mas não pense que a película é uma biografia convencional sobre o cantor. Nada disso. Bob Dylan e sua obra se pudessem ser descrito em uma única palavra, seria plural. Por isso mesmo o diretor do filme baseia-se nas lendas por trás do mito para nos trazer os fatos marcantes na vida de Dylan. Seis atores distintos foram escalados para dar vida as diferentes fases do cantor e compositor autor de Blowin’ In The Wind e Like a Rolling Stone. Cate Blanchet, Marcus Carl Franklin, Ben Whishaw, Christian Bale, Heath Ledger e Richard Gere. Palmas para o diretor, pois esta decisão foi acertadíssima. Dylan, apesar de negar, viveu os vários “Dylans” de sua conturbada personalidade.

Elogiado por público e crítica o filme “Eu Não Estou Lá” merece o destaque da interpretação de Cate Blanchet que ganhou o prêmio Copa Volpi de melhor atriz, no festival de Veneza do ano passado. No filme ela está morena, de óculos escuros e cabelos cacheados. A cara do Bob Dylan dos anos 1960.

Bob Dylan é um dos mais notórios cantores da música pop e influenciou até mesmo seus contemporâneos, como os Rolling Stones e os Beatles.

O bacana também é que Bob Dylan autorizou a inclusão de suas canções originais no filme, dando um charme a mais na produção do longa metragem, que por si só já está caprichadíssima. Então se você gosta de Dylan, de cinema e boa música… Não deixe de conferir.

Trailer – Eu não estou lá

Ariston Sal Junior
I’m Not There. I’m Not Here

Tagged with:

Deixe um comentário

