Earth Hour

Posted in Comportamento, Site by Colaborador on 28/03/2008

.

Começou com uma dúvida: Como inspirar as pessoas a tomarem uma iniciativa em relação à mudança climática?

A resposta: Pedir às pessoas de Sydney que desliguem sua energia elétrica por uma hora.

No dia 31 de Março de 2007, 2.2 milhões de pessoas e 2.100 empresas desligaram seus equipamentos elétricos por uma hora – Earth Hour. O equivalente de energia e CO² reduzido foi de 10.2% (o objetivo era 5%); quantidade essa equivalente à retirada de 48.616 carros das ruas.

Com símbolos mundiais como o Opera House a Harbour Bridge completamente no escuro, e eventos como casamentos sendo realizados somente à luzes de velas, o mundo noticiou. Inspirado pelo esforço coletivo de milhões de pessoas, várias cidades de grande porte irão se juntar ao Earth Hour 2008, transformando um evento simbólico num movimento global.

Portanto, no dia 29 de Março de 2008 acontecerá o Earth Hour, com a premisa de que quem se importa com o planeta irá desligar as luzes por uma hora, das 20h às 21h. O objetivo é aumentar a consciência sobre mudanças climáticas e demonstrar como indivíduos, trabalhando juntos, podem fazer a diferença na luta contra este tema global

Andy Ridley, diretor executivo do evento, diz que “O que torna Earth Hour um evento único é que ele une governos, empresas e pessoas comuns”. Mais de 175.176 pessoas e 11.345 empresas ao redor da mundo já se comprometeram com a Earth Hour em fazer a sua parte. McDonald’s Australia, por exemplo, comprometeu-se a desligar a energia de todos os seus Arcos Dourados ao redor do país. Outros incluem a Harbour Bridge e Opera House na Australia, a matriz da Coca-Cola, o Aquário de Geórgia (maior do mundo) e Alcatraz nos Estados Unidos, e todos os prédios da cidade de Toronto (Canadá), Dublin (Irlanda) e Tel Aviv (Israel)

As cidades oficialmente participantes do evento são: Atlanta, São Francisco, Phoenis, Chicago (EUA); Bangkok (Tailândia); Ottawa, Vancouver, Montreal, Toronto (Canadá); Dublin (Reino Unido); Sydney, Perth, Melbourne, Canberra, Brisbane, Adelaide (Austrália); Copenhagen, Aarhus, Aalborg, Odense (Dinamarca); Manila (Filipinas), Suva (Fiji), Tel Aviv (Israel) e Christchurch (Nova Zelândia).

Mesmo com um pequeno número de cidades oficialmente participantes, o WWF-Australia espera que muitas outras cidades irão abraçar o evento, totalizando mais de 30 milhões de pessoas ao redor do mundo.

O site oficial consta com uma lista do total de assinaturas por país, a qual os Estados Unidos estão em primeiro (com 47.885 pessoas até o momento), seguido por Canadá, Austrália, Reino Unido e com o Brasil aparecendo em 15°, com 839 pessoas que se uniram à causa no site oficial.

Das cidades ao redor do mundo que suportam a causa, a única cidade brasileira é Curitiba. Já as empresas brasileiras participantes, são:

BN Environmental Design – Joanopolis, SP

Interbrand Brasil – Sao Paulo, SP

Jornal InformAcao – Aracahy

Jornal Metrópole – São José dos Pinhais, Paraná

Portal SOMA – Porto Alegre

Projeto Plantar – Sao Paulo

Triptyque LAB – Rio de Janeiro

Vandyke ind. – Rio Degenrio

No site http://wwf.ca/earthhour/ é possível conferir o vídeo oficial do evento.

E pra quem quiser assinar o compromisso de apagar as luzes em nome do combate às mudanças climáticas, pode clicar no link http://www.earthhour.org/sign-up

Fonte: http://www.earthhour.org

Leonardo Souza
Anúncios
Tagged with:

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Fábio Ricardo said, on 28/03/2008 at 6:56 pm

    ótima dica!
    apagarei!

  2. Marina said, on 31/03/2008 at 6:30 pm

    Ah, só vi hoje! Mas que legal ein… Tomara que tenha de novo.

    Leo, a Austrália está te tornando um ecologista?
    🙂

  3. leonardogsouza said, on 01/04/2008 at 2:43 am

    Agora só ano que vem =P

    Pois é Marina, aqui tem tanta coisa desse tipo que tu acaba entrando na onda ;D


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: