O futebol paulista é o melhor do Brasil

Posted in Opinião by William on 15/04/2008

O Campeonato Paulista entra nesta semana em sua fase decisiva, e junto com os quatro semifinalistas trouxe uma série de verdades embutidas. Muitas delas bem conhecidas por todos, e outras, novas lições a serem aprendidas pelos amantes do futebol.

A primeira verdade vem com o líder, o Guaratinguetá: organização é TUDO no futebol moderno. O jovem clube do Vale do Paraíba vem mantendo a mesma base há dois anos, e os frutos de tal seqüência estão visíveis. Em 2007, o time conquistou o título de ‘Campeão do Interior’, e agora, chega às semifinais da competição após ter se classificado em primeiro lugar na fase inicial do torneio, credenciando o Guará como um dos favoritos ao título paulista.

A segunda afirmativa vem logo na seqüência da tabela. Vanderlei Luxemburgo provou no Palmeiras, em sua quarta passagem pelo clube, que é o melhor técnico brasileiro dos últimos 20 anos (quis sá, de todos os tempos). Luxa pegou a base já montada pela diretoria do Palmeiras e pelo fraquíssimo Caio Júnior no ano passado, e deu consistência tática, espírito de equipe e vontade de ser campeão.

Coisas que o time de Parque Antártica não tinha no ano passado, em ocasiões como a ultima rodada do Campeonato Brasileiro, quando a equipe precisava apenas de uma vitória em casa sobre o Atlético Mineiro para garantir a vaga para a Libertadores da América, e foi derrotado, em casa, por 3 a 1, jogando um futebol covarde. Se o técnico fosse Luxemburgo, a história seria certamente outra.

A última, e mais das ululantes verdades, é certamente a mais polêmica das que enumerei. O Campeonato Paulista é a competição estadual mais forte e disputada do Brasil e os clubes de São Paulo estão a um passo a frente dos demais. A prova de tal afirmação é a classificação do Guarani para a Série C do Campeonato Brasileiro deste ano.

Isto, isoladamente, não seria fato relevante, se o Guarani não tivesse terminado na 17ª colocação do campeonato, uma acima da zona de rebaixamento do Paulistão. Dos outros 16 clubes acima do time de Campinas, apenas três não disputam as duas divisões principais do futebol brasileiro. Em comparação com o futebol carioca (que tem seis representantes na série A e B), com o futebol gaúcho (com 4 representantes) e o mineiro (com 3 representantes), ainda estão longe de ter uma competição com disputa tão acirrada como o Campeonato Paulista.

William De Lucca
Sumido do PGNMB, mas ainda vivo

Anúncios
Tagged with:

4 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Breno Oliveira said, on 17/04/2008 at 4:07 am

    Nobre amigo palmeirense, permita-me discordar de algumas coisas:

    “Luxa pegou a base já montada pela diretoria do Palmeiras e pelo fraquíssimo Caio Júnior no ano passado, e deu consistência tática, espírito de equipe e vontade de ser campeão.”

    Sim.. ele pegou a BASE. Mas hoje o Palmeiras tem em seu time titular jogadores como Kléber, Alex Mineiro, Diego Souza, Léo Lima, Henrique e Élder Graja. Mais de meio time é todo renovado. Assim, fica meio complicado comparar os trabalhos do Caio e do Luxa. Concordo com você que o Luxemburgo é o melhor treinador do Brasil, mas o time dessa temporada é MUITO diferente do de 2007. Fora os titulares que citei, temos ainda Denílson (que entra em quase todos os jogos) e Lenny. Convenhamos que é muito mais fácil ganhar com esses jogadores do que com Osmar, Rodrigão e cia.

    “Isto, isoladamente, não seria fato relevante, se o Guarani não tivesse terminado na 17ª colocação do campeonato, uma acima da zona de rebaixamento do Paulistão. Dos outros 16 clubes acima do time de Campinas, apenas três não disputam as duas divisões principais do futebol brasileiro”

    Bem na verdade não é por ai.

    Guaratinguetá: Série C
    Noroeste: Série C
    Mirassol: Série C
    Paulista: Série C (rebaixado da B ano passado)
    Ituano: Série C (rebaixado da B ano passado)

    Logo, temos cinco e não apenas três times que não disputam Série A/B
    Isso que ainda tem o exemplo no mínimo curioso do Santo André – fazendo o caminho inverso –, que hoje disputa a Série B do Brasileirão e a A2 do Paulista.

    “Em comparação com o futebol carioca (que tem seis representantes na série A e B)”
    Temos Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco na Série A e nenhum time do Rio na série B. Logo, são apenas 4 os representantes do estado fluminense.

    “com o futebol gaúcho (com 4 representantes)”
    Bem na verdade são apenas três: Grêmio e Inter (A) e Juventude (B)

    No mais, boa sorte pro teu Palmeiras. Fico na torcida por uma final entre vocês e o Guaratinguetá.

    Abraços!

  2. Wii said, on 17/04/2008 at 10:58 am

    O bom de postar textos sobre futebol é que pelo menos um comentário eu tenho.

    ;]

    Vamos a réplica.

    1. Sobre o Caio Junior, ele foi o único técnico que eu vi passar pelo Palmeiras que entrava pra jogar contra o América de Natal, naquela altura já rebaixado, com TRÊS VOLANTES! Ele tinha um elenco mais fraco? Claro que tinha. Mas isso não é desculpa pra ser covarde. Não ganhava por medo de perder. E isso é inaceitavel.

    2. Sobre os paulistas no campeonato Brasileiro, ‘mea culpa’. Eu errei ao colocar ‘duas divisões principais’. Na verdade, quis dizer que acima do Guarani, nenhum deles estava fora da disputa das TRES divisões principais do campeonato brasileiro (nota-se, a nova série D, em 2009, teremos 4 divisões).

    3. Sobre os times do RS, RJ e MG, outro erro de atenção. Já inclui na lista, os times classificados pra série C do Brasiliero, aí, os números batem.

    ;]

  3. Elenilson said, on 31/01/2009 at 11:44 am

    ” O futebol de São Paulo é o melhor do Brasil”, sim talvez para vs de são Paulo, melhor seria dizer que “São Paulo recebe mais investimentos por isso os clubes podem formar times melhores”, gostaria de ver vs nas mesmas condições de nós aqui em MG!!!
    Mesmo com grandes investimentos os times de São Paulo em alguns campeonatos deixaram a desejar principalmente(Corintians e palmeiras) que foram rebaixados. Sem contar que algumas administrações amadoras deixam uma marca ruim nesses clubes.

  4. MSilva said, on 09/04/2010 at 12:34 pm

    Opa, gostaria de te convidar para participar de uma rede de conteúdo, se tiver interesse me adiciona no msn smatosjr@gmail.com ou me manda um email. Abraços Junior


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: