Desenho, logo existo

Posted in Artigo by Colaborador on 16/08/2008

Moema Cavalcanti é uma das melhores Designers do Brasil, mas ela não costuma se apresentar como “DESIGNER”, pelo simples fato de que hoje a palavra DESIGN tornou-se Modismo, um termo da moda, que é em Inglês pra parecer mais moderninho. Por isso ela se denomina simplismente “Capista”, pois é Moema que cria capas de livros.

A disseminação da palavra DESIGN começou recentemente, mas o seu “significado” é um pouco reducionista e está associado a coisas “frescas, caras, e arrojadas”. E por causa deste adjetivo usado a torto e a direito que as pessoas que atuam nesse ramo sentem-se desconfortáveis. Principalmente os Designers com Habilitação em Moda, é fácil perceber o que as pessoas pensam, quando alguém menciona que é DESIGNER, logo vem aqueles olhares de “ar superior”. Uma certa marca de Porcelanas tem linhas como a Gold (Decorações nobres e exclusivas), Classic Prática (Tradição com praticidade) e DESIGN (Vanguardismo). E se Você está lendo e mesmo assim contina sem saber o Significado, é bom as vezes recorrer ao Dicionário. DESIGN: “Concepção de um produto ou modelo, planejamento”.

Também não podemos dizer que isso é uma expressão besta dos brasileiros, pois até mesmo os povos mais desenvolvidos, não encontraram um significado pra esse tal palavra. Eu como uma futura “Designer” devo dizer que é bom as pessoas diferenciarem, pois os Designers fazem muito mais do que desenharem, e sim criamos algo inspirado em outro “algo”. Tudo é pesquisado, e muito bem elaborado para que o resultado seja o melhor para o usuário, pois primeiramente queremos um produto funcional, e por último mas não menos importante queremos algo bonito. Em entrevista a revista “Fortuny”, Steve Jobs, Presidente da Apple explica sua concepção da atividade. “No vocabulário das pessoas, DESIGN significa aparência” e de fato, percebemos nos produtos da Apple são totalmente funcionais e ainda são bonitos, também não esquecendo do bom design de produtos, pois marcas como a Coca- Cola valem mais que o próprio patrimônio das companhias que as produzem.

Além do que o Bom Design vem aumentando o lucro dos países que sabem o aproveitar, por isso o Design é uma atividade multidisciplinar que envolve vários fatores além do Marketing e do Desenho. Moema por exemplo nem sabe desenhar, mas é incrível na criação de capas de livros, Moema é Designer na melhor acepção da palavra.

Anamélia Araribá
Que logo será uma designer

Anúncios
Tagged with:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: