Tome a pílula vermelha

Posted in Cinema, Conspiração by Joel Minusculi on 31/03/2009

pilulas

Há dez anos, o mundo pode escolher entre a pílula vermelha e a pílula azul. Lançado em 31 de março de 1999, Matrix não apenas mostrou a saga de autoconhecimento de um nerd hacker em uma nova realidade, como apresentou para a humanidade o mundo conectado que estava por vir.

matrix04

No fim dos anos 90, começo do ano 2000, a chamada “bolha da internet” possibilitou o desenvolvimento de vários serviços dentro da rede mundial de computadores. Era o advento da chamada Web 2.0, em que cada vez mais as pessoas ficariam imersas no mundo virtual e ligadas a qualquer canto do mundo.

matrix02

Os irmãos Wachowski pegaram o hype tecnológico, colocaram em um mundo cyberpunk apocalíptico, usaram efeitos especiais até hoje comentados na história do cinema e usaram como base as idéias de Simulacro e Simulação do pensador francês Jean Baudrillard para a produção de Matrix. Porém, Baudrillard está para o mundo da filosofia tecnológica como Alan Moore está para os quadrinhos. Resultado: o cara abominou a produção, por “distorcer seu conceito e massificar as idéias”.

matrix03

Apesar das continuações não terem sido tão aclamadas como o primeiro episódio da série, Matrix pode ser considerado o Blade Runner dos anos 90, por mostrar como a sociedade está cada vez mais imersa em um mundo de simulações, em que através das ferramentas da internet pode mostrar a imagem que quiser e ser quem quiser – [conspiração] já repararam que o Orkut é azul como a pílula que mantinha as pessoas na Matrix? Ou como o mundo quis ter uma outra vida no Second Life? Ou que a Wikipédia funciona da mesma forma de obtenção de conhecimento quando a Trinity precisava aprender uma nova habilidade?

[+] Matrix em 1 minuto

[+] Crítica e análise do filme Matrix

[+] A primeira década da era digital

[+] Matrix faz 10 anos como ícone da ficção científica

.

posterm1

posterm2

posterm3


Joel Minusculi
Que lembra do dia que viu Matrix pela primeira vez, alugado em fita VHS, em um sábado chuvoso

Tagged with:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: