Videogames indicados aos portadores do “olho preguiçoso”

Posted in Game, Notícia, Vídeo by Sal on 01/04/2009

game

A ciência tem dessas coisas. Algo que era considerado vilão até bem pouco tempo atrás, depois de alguns estudos passam para o lado dos bonzinhos. Isso já aconteceu com o ovo, agora é a vez dos videogames.

Acusado de prejudicar a visão das crianças que passavam muito tempo em frente a televisão, agora, após um estudo da Universidade de Rochester, ele é indicado em alguns tratamentos de visão. De acordo com a pesquisa, os jogos em primeira pessoa, particularmente os de tiro, como Halo, Fallout 3, Gears of War e os clássicos Quake e Doom, ajudam a desenvolver a visão.

O estudo avalia os efeitos secundários dos games em seus aficionados. O resultado apresentado é uma melhora na função de sensibilidade ao contraste (CSF, na sigla em inglês). Trocando em miúdos, os games melhoram a percepção de diferentes tonalidades de cinza, o que é um fato bastante relevante, pois antes se acreditava que essa função não poderia ser estimulada. Nascia-se com uma boa percepção ou não.

Até hoje, o único meio de suavizar o problema, que também atende pelo nome de ambliopia ou olho preguiçoso e se agrava com a idade, era com intervenção cirúrgica ou uso de óculos. Agora, com essa descoberta, os cientistas podem eventualmente recomendar o uso de videogames para reforço dessa parte da visão.

No estudo realizado os pesquisadores avaliaram 13 pessoas, separadas em dois grupos, e que jogaram aproximadamente 50 horas por semana, durante nove semanas. O primeiro grupo ficou com os games de ação em primeira pessoa, como Call of Duty 2 e Unreal Tournament. O outro grupo brincou com jogos mais tranqüilos, como The Sims.

O primeiro grupo registrou uma melhora de 43% na CSF, enquanto o outro grupo de jogadores teve uma melhora de apenas 11%. A pesquisa verificou ainda que a melhoria na CSF dura por meses, mesmo após as pessoas pararem de jogar.

O site Gamespot já havia divulgado anteriormente que os mesmos pesquisadores já haviam descoberto que os jogos melhoram a acuidade visual e a visão periférica.

game02

Ariston Sal Junior
Um ex-míope que se preocupa e muito com a sua visão

Tagged with:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: