Redação

Pegue estas dicas do Manual de Redação

DISPOSIÇÃO: Esta é a principal idéia do projeto. Qualquer um que se enquadre neste tópico é um participante em potencial, tanto na produção de material, quando na discussão através de comentários. Blogar é preciso, assim como construir as idéias coletivamente. A intenção é ser um concentrador e filtro de conteúdos. Para a melhor aplicação disso, segue um guia para o desenvolvimento da prática. Todo e qualquer conteúdo aqui pode ser modificado com o tempo. Por isso, deixe seus comentários no final da página.

TEMAS: Vale tudo! Escreva sobre o que quiser. Todo o conteúdo será classificado dentro de tags (categorias), que podem ser indicadas pelo próprio autor.

CONTEÚDO: O material enviado pode ser inédito ou reprodução de outro blog/site, desde que seja de autoria da pessoa que enviou.

FORMATO: Texto, foto, áudio e vídeo. Tudo deve ser enviado na edição final pelo próprio autor, para valorizar a identidade e estilo do mesmo.

Texto: Para o texto on-line, ainda não há uma teoria consolidada, só dicas. Seguem algumas.

Tamanho: Livre. O espaço para caracteres por cada post é bem grande, mas esteja ciente que a paciência dos leitores não.

Frases: Preferencialmente, use frases curtas para que o leitor não tenha que perder o seu fôlego intelectual ao ter que lembrar de cada detalhe desde o começo de frase como esta.

Padrão: Para os jornalistas e acadêmicos dessa raça de plantão, também vale o uso do lead (Quem? o que? Como? Quando? Onde? Por que?). Com uma condição: adicione a pergunta “E daí?”, no sentido de traduzir a informação exposta para o maior público possível.

Edição: Será de responsabilidade do autor, a menos que esse queira deixar a produção à mercê do impiedoso e frio backspace do editor do blog.

Assinatura: Nome verdadeiro ou apelido conhecido. A identidade é outro ponto zelado por aqui.

Complementos: Qualquer outra plataforma que apóie o texto, como hyperlinks, imagens e textos devem ser indicados pelo autor.

Foto: Crie uma conta no Flickr e poste a(s) foto(s). Caso a produção seja um ensaio fotográfico há duas opções. A primeira é de disponibilizar todas as fotos no próprio blog. A segunda é de indicar o álbum do Flickr. Tudo a escolha do autor. Caso seja material de apoio, indique o endereço.

Áudio: Use um serviço de podcast para publicar seus arquivos sonoros. Depois repasse o endereço ou o tag. (em breve uma lista com lugares para hospedar).

Vídeo: Use o Youtube para publicar seus arquivos. Depois repasse o endereço ou o tag.

OBJETIVO: Este espaço quer mostrar que pode existir algo de bom e interessante na internet, através da construção coletiva do conhecimento e de muita disposição. É uma forma de expressão através de vários pontos de vista.

CASOS EXTREMOS: Se a coisa complicar para o lado dos idealizadores, houver xingamentos a terceiros por segundos, discriminações para qualquer tipo de pessoas ou por posts que afirmem “Rebeldes é legal”, esteja ciente que o conteúdo pode ser banido para o mesmo lugar para onde vão as borrachas antes de chegar ao fim.

 

 

CONTEÚDO EM CONSTRUÇÃO PERMANENTE

9 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Residence films bh said, on 29/07/2007 at 4:16 pm

    Gostaria de saber como faço pra me destacar na net?
    atenciosamente
    André Gomes

  2. Thiago Floriano said, on 11/09/2007 at 4:13 pm

    Como eu faço pra mandar um texto pro PNM?

  3. Francisco said, on 24/09/2007 at 2:08 pm

    Thiago:

    bloganomeu@gmail.com

  4. Juliana Castilho said, on 23/11/2007 at 6:02 pm

    Oi gente!! To começando agora nessa maluquiçe de blog. Será que é tarde?? hehe Ta meio crú ainda, mas estou aprendendo a mexer. Se vcs puderem dar uma força aí, vai ser legal.
    bjos

  5. SYMAO said, on 01/01/2008 at 10:55 pm

    Por favor!!!!!!!!!!!!!

    Tenho tb um WORDPRESS, mas nao sei como faco para colocar esses anuncios ao lado direito, por favor me ajudem!!!
    ja to enlouquecendo.
    Sou irmao do SAL. Sou do Rio. O Sal nao ajuda!!!!!

    valeu!!!!

  6. Luciana said, on 30/01/2008 at 8:40 pm

    isso é o q vcs pensam…

  7. bibomedia.com said, on 08/03/2008 at 12:55 pm

    🙂

  8. Chico Machado said, on 28/05/2008 at 6:13 am

    Pô, Sal,ajuda o cara aí… [:(]

  9. Fernanda said, on 04/12/2008 at 8:35 am

    Ter ou não ter um blog.. eis a questão! Já me fiz essa pergunta diversas vezes e não consigo chegar à uma resposta satisfatória. Será que minhas informações são úteis? Será que não é melhor eu absorver outras informações lendo… apenas? Joel.. meu primo postiço me insentiva.. mas minha dúvida persiste. Uma luz, please?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: