É hora de recomeçar

Posted in Imagem, Internas, Notícia by Joel Minusculi on 28/11/2008

Já que muitos falam em “cenário de guerra”, lembrei uma bela canção do filme “Bom dia, Vietnã”.

Os últimos posts aqui no Pega no meu Blog, infelizmente, só mostraram a tragédia que aconteceu aqui em Santa Catarina. Acompanhei de perto tudo e, graças a muitas coisas, onde eu moro e minha cidade natal não foram atingidos. Porém, muitos amigos estão inconsoláveis, perderam tudo. Outros vivem em um clima de medo, com cidades destruídas e saques constantes (acompanhei uma situação ao vivo por MSN). Mas não vou me ater aos detalhes de destruição, tristeza e imponência que as pessoas viveram.

Porque, mais forte que a força das águas e das encostas que desmoronaram, é a vontade das pessoas que se unem para que tudo volte ao normal. Parece clichê, coisa que eu mesmo dizia quando alguém longe falava isso. Mas agora é diferente. A situação está aqui, em nossas portas. Muitos, talvez, aprenderam de forma muito dura o valor das coisas materiais, até mesmo além do financeiro. Agora que a chuva deu uma trégua são as lágrimas que molham o solo.

É preciso reconstruir, porque vimos que, realmente, águas passadas não movem moinhos – levam eles junto. Temos que erguer tudo, com esperança, uma das poucas coisas que a água não pode levar. E, nesse quesito, eu gostaria de destacar duas coisas que me deparei no meio da tempestade de notícias ruins.

A primeira veio pelo Twitter, um precioso instrumento de informação para os atingidos, enquanto a imprensa oficial não via o que aconteceu. A primeira foi a frase do meu amigo Felipe Costa, quando a chuva, enfim, deu uma trégua e a cidade de Itajaí começava a se levantar. Só para contextualizar, o bairro Nossa Senhora das Graças é um dos mais pobres da cidade.

Felipe_Costa

A segunda é uma imagem que realmente vale mais por palavras. É um helicóptero de apoio, na cidade de Blumenau – outra das mais atingidas. A foto foi tirada pela minha amiga Luciana da Cunha, na manhã de 26 de novembro.

Luciana da Cunha

Assim, digo que da minha parte não será vista mais a tragédia aqui no Pega no meu Blog. Vamos voltar com os posts “normais”. Caso você tiver interesse em acompanhar o que acontece nesse sentido, recomendo três endereços.

Allesblau – Notícias de Blumenau

Blog dos Desaparecidos em Itajaí

Click RBS – SOS Santa Catarina

Joel Minusculi
Que viu cenas chocantes perto da rodoviária de Itajaí

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] No interior do imenso pavilhão da Marejada, senti um clima diferente dos anteriores. Não mais a tensão, a carranca, o semblante carregado das pessoas. Não mais a nuvem negra pairando sobre as cabeças. Senti um espírito cooperativo, vibrante, aglutinador. Percebi nos rostos das pessoas um brilho difuso, uma esperança agora incontida. Havia a generosidade de antes, mas uma energia mais positiva, mais voluntariosa, determinada a seguir e a ajudar. Como escreveu o Joel Minusculi, é hora de recomeçar. […]


Deixe um comentário