Virundum!?

Posted in Música by Sal on 22/11/2007

Cantar uma canção a plenos pulmões, na solidão do banheiro, lavando roupa, arrumando a casa, numa roda de amigos, para extravasar a alegria ou espantar a tristeza. “Quem canta seus males espanta!”. Coisa boa é cantar. Embora nem sempre se tenha a certeza de que a letra da música está certa. Na dúvida improvisa-se o que mais se aproxima do que escutamos, é o tal do “Ovirundum” (ou Ouvirundum, ou simplesmente Virundum). Expressão cunhada do nosso Hino Nacional, “Ouviram do Ipiranga…” que alguns brasileiros não conseguem acompanhar, tamanha a complexidade da letra.


O caso mais famoso que se tem registro de um “virundum” é a canção do grupo Brylho, de 1982, chamada “Noite do Prazer”, de autoria de Cláudio Zoli. Na Letra, o autor imagina uma noite a dois promissora e “na madrugada vitrola rolando um blues, tocando B.B King sem parar…” não raro encontrarmos por aí as pessoas que cantam “na madrugada vitrola rolando um blues, trocando de biquíni sem parar…”

Abaixo segue uma lista de alguns virunduns que encontrei na internet nos blogs Garotas Que Dizem Ni e Virundum, ouvi alguns amigos cantar e outros copiei da comunidade Agora é Moda, no Orkut, para mostrar como a criatividade anda solta na cabeça de nossos aspirantes a cantor. Em alguns casos as “pérolas” são mais interessantes que a letra original.

“Equatiii, baixo astral, vou pra porto alegre, tchau!”
“Deu pra ti, baixo astral, vou pra Porto Alegre, tchau!” – Deu Pra Ti, Kleyton e Kledir

“Mas é você que é mal passado e que não vê que o novo sempre vem”
“Mas é você que ama o passado e que não vê que o novo sempre vem” – Como Nossos Pais, Belchior

“Ao sair/ do aviã/ Judy pisou num ímã”
“Açaí/ guardiã/ zum de besouro, um ímã” – Açaí, Djavan

“Quanta lameira, já viram quanta lameira”
“Guantanamera, guajira Guantanamera” – Guantanamera, Jose Fernandes Diaz (guantanamera significa garota de Guantánamo)

“Quero um maiô maior”
“Quero um amor maior” – Amor Maior, Jota Quest

“E o nosso chuveiro jorrava água tônica”
“E o nosso beijo uma bomba atômica” – Você Não Soube Me Amar, Blitz

“Por você vou roubar os anéis e usar tudo”.
“Por você vou roubar os anéis de Saturno” – Desculpe o Auê, Rita Lee

“Festa estranha, com gente esquisita/Eu não tô legal/ Não agüento mais me irrita”
“Festa estranha, com gente esquisita, eu não tô legal, não agüento mais birita” – Eduardo e Mônica, Legião Urbana

“Homem que mata, capitusarismo selvagem”
“Homem Primata, capitalismo selvagem” – Homem Primata, Titãs

“Choro até secar a alma de toda amada, depois eu passo pra outra”
“Choro até secar a alma de toda mágoa, depois eu passo pra outra” – Mutante, Rita Lee

“Eu vou contando as horas e fico ouvindo ‘O Passo do Lui’”
“Eu vou contando as horas e fico ouvindo passos…” – Lágrimas e Chuva, Kid Abelha

“Nos lençóis macios, a ‘mantissidão’, travesseiros soltos, roupas pelo chão…” (tem a variação do ‘amante Cidão’)
“Nos lençóis macios, amantes se dão, travesseiros soltos, roupas pelo chão…” – O Seus Botões, Roberto Carlos

“São tantas avenidas, são momentos que eu não me esqueci”
“São tantas já vividas, são momentos que eu não me esqueci” – Emoções, Roberto Carlos

“Entrei de caiaque no navio, entrei, entrei, entrei pelo cano”.
“Entrei de gaiato no navio, entrei, entrei, entrei pelo cano” – Melô do Marinheiro, Paralamas do Sucesso

“Alagados, Flinstones, favela da maré, a esperança não vem do mar…”
“Alagados, Trenchtown, favela da maré, a esperança não vem do mar…” – Alagados, Paralamas do Sucesso

“Vem! Vai ser diferente… o que mais ninguém faz”
“Vem! Fazer diferente… o que mais ninguém faz” – Linda Demais, Roupa Nova

“ É a moça da cantina, a mulher da criação…”
“ É a moça da cantiga, a mulher da criação…” – Dona, Roupa Nova

“Ah Geisa eu falo com a vida, ah Geisa, é ela quem diz…”
“Às vezes eu falo com a vida, às vezes é ela quem diz…” – Minha Alma, O Rappa

“O amor de Julieta o Ari comeu, O amor de Julieta o Ari comeu
“O Amor de Julieta e Romeu, O Amor de Julieta e Romeu” – Rapunzel, Daniela Mercury

“Quem não tem kolynos, usa óculos escuros”
“Quem não tem colírio usa óculos escuros” – Como Vovó já Dizia, Raul Seixas

Semana que vem posto mais alguns.

Ariston Sal Junior
Que também já inventou umas pérolas cantando

 

* Lembra desse? Hino nacional dos Ídolos

14 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Dani said, on 22/11/2007 at 1:25 pm

    Muito bom, me estraguei de rir…
    bjão

  2. Kiyomi said, on 22/11/2007 at 2:11 pm

    ahahahahah Estou me contorcendo de rir e tomando cuidado pra não espirrar o suco!
    A do Claudio Zoli é o “crassico” dos virunduns!
    Bjs

  3. Susan said, on 22/11/2007 at 3:13 pm

    Ahhh esse post me lembra um papo de fundo de Praiana!
    hahaha
    Mto boa, Sal!
    ;*

  4. Marcelo Silva said, on 22/11/2007 at 4:31 pm

    kakakakakakakaka…

    muito bom sal, muito bom. aumentasse a minha idolatria por ti. haheahehaa…

    a melhor foi “ah geisa eu falo com a vida…”

    valeu, abraço.

  5. Sal said, on 22/11/2007 at 5:15 pm

    Dani, Kiyomi, Susan e Marcelo…
    valeu a visita, valeu os comentários!
    eu morro de rir sempre que relembro essas “pérolas” huahuahuhauhauhauhauahua!

  6. Fábio Ricardo said, on 22/11/2007 at 6:45 pm

    A maioria desses não é virundun de verdade. São avacalhações clássicas das músicas, como o lance do “fazer amor de madrugada (em cima da cama debaixo da escada)”. Virundum memso são aquelas que surgem sem querer., como a do “entrei de caiaque no navio”, citada acima. São aquelas que muita gente acredita realmente que a música foi feita assim. O exemplo mais recente (e já clássico) é a péssima Iarnuô.

  7. Sal said, on 23/11/2007 at 4:06 pm

    e quem te perguntou alguma coisa???

    huahuahuahuahuahuahau!
    brincadeira fábio! mas o intuito do post não é apontar o que é verdadeiro e falso… o lance é dar boas risadas com as pérolas!
    discutir o que é proposital ou sem querer é muito subjetivo!
    eu mesmo já criei alguns absurdos e sei de outros tantos que vc jura que é criado!
    valeu o comentário!
    abçs,

  8. Thiago Floriano said, on 23/11/2007 at 4:38 pm

    muito engraçado, embora tenha coisa que esteja longe de viruduns, como o fábio comentou…
    só não entendi aquela de “lágrimas e chuva” (que sempre lembro como sendo do leoni… george israel e bruno fortunato que me perdoem)
    “o passo do lui” é um álbum dos paralamas… não consegui entender onde encaixa na música o passo do tal de lui… alguém me explica? por favor!
    abraço!

  9. Sal said, on 23/11/2007 at 4:51 pm

    Thiago, a música é de autoria do Leoni, Bruno Fortunato e do George, como vc citou, e foi gravada pelo Kid Abelha, com o Leoni na formação.
    cara, na época que saiu esse disco do Kid, também havia sido lançado o segundo dos Paralamas, O Passo do Lui, e minha amiga Ana Lúcia, achava que era uma citação a obra do trio liderado pelo herbert! daí cantava desse jeito, pois entendia assim!
    abçs,

  10. Kiyomi said, on 25/11/2007 at 3:06 pm

    Sal, você também como bom conhecedor das músicas dos Beatles, não se esqueça da “crassica” frase em “Ticket to Ride”, na qual ficou “she’s got a chicken to hide”….

  11. […] Clique aqui e confira a primeira parte do […]

  12. Sal said, on 27/11/2007 at 1:21 pm

    Amiga Kiyomi, essa “crássica” é muito boa mesmo… bem lembrado!!!!! huahuahuahuahua!
    beijos amiga!

  13. Eu perguntava "tudo em holandês" said, on 11/04/2008 at 12:53 pm

    Em “Whisky A Go Go”, do Roupa Nova, muitos cantavam “eu perguntava tudo em holandês”, em vez de “Eu perguntava Do You Wanna Dance”…

  14. LETRA DE O ASTRO said, on 25/05/2008 at 5:48 pm

    Quando pequeno eu cantava o tema da novela O ASTRO assim:

    Tenho alma de artista
    E tremores nas mãos
    Ao meu bem mostrarei
    No coração. Um sopro e uma ilusão
    Na idade em que estou
    Aparecem os “TIGRES” , as manias
    Transparentes

    quando o correto é:

    Tenho alma de artista
    E tremores nas mãos
    Ao meu bem mostrarei
    No coração. Um sopro e uma ilusão
    Na idade em que estou
    Aparecem os tiques , as manias
    Transparentes


Deixe um comentário